Vidroplano
Vidroplano


Energia fotovoltaica será implementada no programa Minha Casa, Minha Vida

11/08/2017 - 12h04

Um estudo desenvolvido pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) para implementação de energia solar fotovoltaica no programa de moradia Minha Casa, Minha Vida será transformado em portaria. A confirmação foi dada pelo ministro das Cidades, Bruno Araújo, no dia 10 de agosto durante um encontro na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), coordenadora do projeto.

Os painéis fotovoltaicos costumam usar vidros especiais em sua composição. Assim, com o anúncio, abre-se um importante mercado para as empresas vidreiras. A iniciativa é fruto de análises de viabilidade e de modelos de negócio, desenvolvidas por meio de um protocolo de intenções assinado em 2016 entre o Ministério das Cidades, Ministério do Trabalho e Fiesp. Os trabalhos técnicos foram desenvolvidos pela Absolar, Furnas e demais instituições parceiras.

Em seu discurso, o ministro das Cidades destacou a importância do uso da energia solar fotovoltaica como tecnologia inovadora, capaz de gerar desenvolvimento ao País. A fala foi complementada por Rodrigo Sauaia, presidente executivo da Absolar: segundo ele, a energia solar fotovoltaica, que é uma tecnologia renovável, limpa e de baixo impacto ambiental, hoje já está acessível a todas as faixas de renda.

Sauaia também afirmou que, com um sistema de dois módulos fotovoltaicos e um microinversor, será possível reduzir em até 70% os gastos com energia elétrica da população de baixa renda. Isso irá aliviar seu orçamento e permitir que essas pessoas invistam o dinheiro antes usado para pagar a conta de luz em áreas como alimentação, saúde, educação e qualidade de vida.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters