Vidroplano
Vidroplano


Energia solar fotovoltaica é tema de ‘workshop’ do SindusCon-SP

31/03/2017 - 13h25

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) organizou ontem, em sua sede em São Paulo, o workshop técnico Energia solar fotovoltaica e suas aplicações nas edificações. O evento, que contou com apoio institucional da Abravidro, reuniu especialistas no assunto e membros do setor vidreiro, além de arquitetos e estudantes da área.

As apresentações abordaram a viabilidade das aplicações fotovoltaicas, incluindo temas como os seus benefícios para as edificações e sua regulamentação. Segundo informações divulgadas durante o encontro, edifícios (sejam residenciais ou comerciais) consomem 51% da energia gerada no Brasil. Por isso, a energia solar não deve ser encarada mais como aposta, mas, sim, como realidade para o presente e futuro da construção civil. E o vidro também está ligado a isso, pois o material é usado nos painéis para proteger as células fotovoltaicas.

O presidente executivo da Absolar, Rodrigo Lopes Sauaia, explicou durante sua palestra sobre o BIPV, sistema fotovoltaico integrado às edificações, que garante a geração de eletricidade combinada com outras funções estruturais — por exemplo, uma fachada envidraçada com painéis, permitindo também a entrada de luz solar no ambiente interno.

Verena Greco, gerente-comercial da Sunew, mostrou a tecnologia de filme fotovoltaico orgânico (OPV), que consiste em filmes plásticos impressos com tinta capaz de produz energia. Esse produto deve ser laminado com vidros, de preferência com chapas extra clear, para ser instalados em qualquer estrutura envidraçada, como fachadas e clarabóias, entre outras.

Para mais informações sobre o evento e sobre o mercado de energia solar fotovoltaica, não perca a edição de abril de O Vidroplano! Teremos uma matéria especial sobre o assunto.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters