Vidroplano
Vidroplano


VÍDEO: Entenda como pisos de vidro são seguros

06/09/2022 - 16h25

Nos últimos dias, o piso de vidro voltou a ser um assunto com grande repercussão, principalmente nas redes sociais e em veículos de imprensa.

O principal motivo foi a quebra de uma das peças que formam o multilaminado instalado no piso do Sampa Sky. A atração, com dois decks retráteis de vidro, permite ao visitante ter a sensação de flutuar pelos céus de São Paulo.

É compreensível, diante de notícias como essa, que as pessoas tenham receio sobre a segurança do material. Porém, não há motivo para preocupação, pois piso de vidro é seguro! Mesmo em caso de quebra de uma das peças, a estrutura é projetada para permanecer estável.

Entenda mais e tire suas dúvidas no vídeo que preparamos sobre o assunto:


 

O que diz a norma

De acordo com a ABNT NBR 7199 — Projeto, execução e aplicações de vidros na construção civil, os pisos de vidro devem receber, sempre, vidros laminados de segurança. O laminado é composto por duas ou mais lâminas de vidro fortemente unidas por uma ou mais camadas intermediárias (interlayers). Assim, em caso de quebra, os fragmentos ficam presos na camada intermediária, reduzindo o risco de lesões e mantendo o vão fechado até a substituição da peça.

Quando for necessário maior resistência e segurança, podem ser usados vidros temperados e interlayers estruturais na composição do laminado. O vidro temperado, que também é um vidro de segurança, é até 5 vezes mais resistente que o vidro comum. E o interlayer estrutural é mais rígido e resistente que os convencionais.

Fatores como o tipo de carga que a estrutura deverá suportar são levados em consideração pelos projetistas na hora de definir a composição do laminado. Já para determinar a espessura, é necessário avaliar todo o sistema (vidro, apoios e calços, tipo de interlayer) e não apenas nosso material.

Crédito da imagem: AdobeStock.com

 

 



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters