Vidroplano
Vidroplano


13º Simpovidro: Erik Galardi define o ‘branding’ do vidro

10/11/2017 - 12h48

A primeira palestra do 13º Simpovidro foi feita esta manhã por Erik Galardi, especialista em branding e co-líder do escritório da Touch, empresa atuante nesse setor. Como não poderia deixar de ser, ele trouxe o Branding do Vidro como tema de sua apresentação para o maior encontro do setor vidreiro no Brasil.

O que é branding? Galardi explicou que trata-se da arte de “marcar” o público, ou seja, deixar sua marca nele. Para isso, a empresa precisa definir para onde direcionar sua mensagem, o que é definido por meio de três tópicos: a mensagem propriamente dita (o que a empresa tem a dizer), o tom de voz e personalidade da mensagem (isto é, a linguagem e estilo usados para passá-la), e sua identidade visual (definida pela logomarca e representação gráfica da empresa).

Segundo Galardi, a maior parte das empresas ainda trabalham com mensagens muito autorreferenciais – ou seja, limitam-se a falar sobre o que ela e seus produtos fazem. Porém, ele apontou que a característica que vem sendo cada vez mais valorizada pelo público não é o conjunto de funções e qualidades de um produto, mas sim o impacto de uma marca em sua vida, como ela vai melhorá-la. É exatamente por isso que as empresas precisam tomar posições sobre como querem ser percebidas pelos consumidores; afinal, “quem quer dizer tudo para todos, não consegue dizer nada a ninguém”, como ressaltou o co-líder da Touch.

Marca como parte da vida
Para ilustrar como isso pode ser feito, Galardi apresentou alguns exemplos de trabalhos desenvolvidos para destacar o benefício funcional – ou seja, aquilo que vai mudar a vida do cliente e permitir a conexão dele com a mensagem da empresa.

No caso da marca de sabão em pó Omo, por exemplo, em vez de falar que o produto é o melhor do mercado para limpar roupas e tirar manchas, a campanha de branding defendeu que as pessoas – principalmente as crianças – devem ter o direito de se desenvolver sem medo de se sujar, porque se isso acontecer, o sabão Omo limpa.

Já para o açúcar União, Galardi observou que, quando alguém na família está passando por problemas, mães e avós costumam cozinhar mais doces, inconscientemente associando esse tipo de alimento a um ambiente mais amigável e seguro para seus familiares. Por isso, o branding dessa marca focou-se na ideia de deixar o mundo mais doce, ou seja, mais leve.

O branding do vidro
Chegando ao nosso material, Galardi falou sobre o estudo feito para a Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (Abividro) com o objetivo de posicionar o vidro enquanto marca, definindo seu benefício funcional.

Com base nas características do vidro (tanto plano como oco), como a beleza que ele traz e a passagem de luz que ele permite, Galardi fez um estudo com pessoas que gostam de usar o material em suas casas e percebeu que o motivo para isso era o contato que o vidro permite com outras sensações.

Assim, o conceito definido ao final desse trabalho foi “vidro: para os vidrados no mundo”, destacando desta forma que o vidro permite estar em contato com o mundo, com as coisas ao seu redor.

Continue acompanhando nossa cobertura para saber tudo que acontece no 13º Simpovidro!



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters