Vidroplano
Vidroplano


Especificação dos insulados é tema de O Vidroplano de junho

21/06/2021 - 13h20

A edição de junho de O Vidroplano está disponível para leitura aqui. Em maio, a reportagem especial da revista comentou os motivos de os vidros insulados serem tão pouco usados no Brasil. E, conforme prometido, o material volta à pauta da revista para um olhar mais técnico sobre suas propriedades. Como a especificação deve ser feita, considerando o clima do lugar em que serão instalados? Que tipos de perfil podem recebê-los? Quais os maquinários usados em sua fabricação? O manuseio e instalação dessas peças necessitam de cuidados especiais? Confira tudo isso na matéria de capa.

Aliado contra os ruídos: nosso material, quando devidamente especificado e instalado, é um elemento fundamental para bloquear a passagem de ruídos para dentro dos ambientes – algo cada vez mais imprescindível em grandes centros urbanos. Você sabe a importância do controle da poluição sonora para a saúde humana? E como está a procura por soluções nessa área? As respostas para essas e outras questões são apresentadas pelos profissionais diretamente envolvidos na área de acústica ouvidos pela revista.

Como precificar os serviços de sua vidraçaria? Um desafio comum para qualquer vidraçaria é definir os valores cobrados pelo seu trabalho. A precificação baixa pode comprometer a margem de lucros da empresa, enquanto a precificação alta pode acabar afastando clientes. Assim, fica a dúvida: o que é preciso levar em conta para que os preços sejam competitivos e viáveis? A seção “Para sua vidraçaria” traz algumas orientações sobre o assunto.

E os números do Panorama Abravidro 2021, o único estudo produtivo do setor vidreiro, seguem como fonte para análises a respeito de nosso mercado. Dessa vez, nos debruçamos sobre os dados da seção “Termômetro”: nela, as empresas participantes revelam suas expectativas para o ano corrente, como o grau de intenção de investimento e de contratação de funcionários.

Na “Vidro em obra”, dois assuntos diferentes: uma homenagem a Paulo Mendes da Rocha, lendário arquiteto brasileiro falecido em maio, e os detalhes de um gigante domo envidraçado presente em um navio inglês de cruzeiro.

Vale conferir também em “Falando em normas”, a revisão feita em uma instrução técnica dos Bombeiros de São Paulo (a IT nº 09). O documento, responsável por estabelecer os parâmetros de emprego e dimensionamento da compartimentação horizontal e vertical nas edificações, agora passa a abordar os fechamentos de sacada com vidro entre suas recomendações.

Leia O Vidroplano de junho na íntegra!

 

 



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters