Vidroplano
Vidroplano


Estudo da CNI revela esfriamento da atividade industrial em agosto

05/10/2023 - 14h44

A nova edição dos Indicadores Industriais da Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontou perda do dinamismo da atividade econômica no setor em agosto, apesar dos avanços em alguns índices.

Entre os pontos analisados, o País alcançou um aumento no faturamento real de 0,6 pontos na comparação com julho, enquanto no emprego houve um recuo de 0,2 pontos no mesmo período – livre de efeitos sazonais. Apesar do crescimento, o faturamento real de indústria de transformação segue em trajetória de queda desde o início do segundo trimestre deste ano. Em relação a agosto de 2022, houve uma queda de 2,5%.

Quanto ao emprego, apesar da ausência de avanços expressivos, o indicador está estabilizado em um nível acima do registrado no ano passado: subiu 0,4% na comparação com agosto de 2022.

O objetivo desses indicadores é identificar, mês a mês, a evolução a curto prazo das ações no segmento, mais especificamente da indústria de transformação. O estudo tem como propósito revelar o comportamento efetivo das atividades do setor por meio de variáveis como faturamento, emprego, remuneração e utilização da capacidade.

 



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters