Vidroplano
Vidroplano


Estudo mostra que industrialização contribui com aumento da renda

19/11/2024 - 11h33

Um levantamento inédito do Observatório Nacional da Indústria, ligado à Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra que, nas últimas duas décadas, cerca de 11% dos municípios brasileiros tiveram aumento da renda per capita. Desses, 60% registraram elevação na atividade industrial. Os dados são do recém-lançado estudo Geografia da Indústria Brasileira, acessível aqui.

“A indústria é capaz de impactar a renda da população por causa de seus encadeamentos. Quanto mais setores tecnológicos, mais impactos positivos em toda a cadeia”, afirma Rafael Silva e Sousa, especialista em Políticas e Indústria do Observatório Nacional da Indústria.

Confira as cidades brasileiras com maior destaque no aumento de renda cruzado com o aumento na industrialização. Goiana (PE), que desde 2014 abriga a planta de vidros planos da Vivix, está entre elas:

1º | Saquarema (RJ) e Maricá (RJ)
2º | Marabá (PA)
3º | Goiana (PE)
4º | Congonhas (MG)
5º | Paracatu (MG)

A publicação lembra que a indústria nacional foi destaque na criação de novos empregos formais de janeiro a setembro deste ano: foram 405.493 novos postos, um aumento de 75% na comparação com o mesmo período do ano passado. Ainda de acordo com o estudo, a indústria é o segmento que paga o melhor salário médio para o trabalhador: R$ 4.181,51. Em seguida, vêm os setores de serviços, construção civil, comércio e agropecuária (este com salário médio de R$ 2.668,58).

Desindustrialização nacional
Por outro lado, dos 11,2% dos municípios que tiveram queda na renda per capita, 63% sofreram desindustrialização. Enquanto Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Bahia conseguiram frear a tendência nacional de desindustrialização – com relevância na indústria de transformação –, Espírito Santo, Pará e Ceará foram os que mais sofreram com o processo.

“É preocupante, porque o setor industrial está diretamente ligado ao desenvolvimento do País. A indústria é caracterizada por processos mais integrados e eficientes, que pagam salários mais altos e, com isso, conseguem elevar o poder de compra e melhorar o bem-estar social”, explica Silva e Sousa.

Acesse aqui ao estudo Geografia da Indústria Brasileira

Crédito da imagem de abertura: Freepik.com



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters