Vidroplano
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Evento do Sincomavi-SP discute dicas para aumentar vendas

26/11/2020 - 16h09

O Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, Maquinismos, Ferragens, Tintas, Louças e Vidros da Grande São Paulo (Sincomavi) realizou, no dia 18 de novembro, o debate Dicas para aumentar suas vendas no cenário atual. O evento integrou a programação oficial da Feiconnect Club, plataforma digital lançada pelos organizadores da feira Feicon Batimat, por meio do Zoom e YouTube.

Cerca de 80 pessoas acompanharam o bate-papo entre Jaime Vasconcellos (assessor econômico do Sincomavi), Patrícia Cotti (diretora do Instituto Brasileiro de Executivos do Varejo – Ibevar) e Náiade Barbosa (gerente de Digital da Obramax Atacado da Construção.

Vasconcellos abordou os problemas de desabastecimento e aumento de preços que estão ocorrendo no mercado nacional, além de apresentar os números do comércio brasileiro de material de construção desde o início da pandemia. Segundo ele, o comércio nesse segmento cresceu 12% em vendas no Estado de São Paulo (dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE) e conseguiu recuperar parcialmente o nível de empregos – saldo positivo no ano de 27 mil contratados. O debatedor ainda fez uma projeção para o ano que vem, revelando as oportunidades e ameaças.

Por sua vez, Patrícia comentou sobre as mudanças de hábitos de consumo durante a quarentena e como o setor de construção civil foi beneficiado, ressaltando ainda que muitos desses hábitos deverão ser adotados de forma definitiva pela população brasileira. Para ela, o “consumo formiguinha” (aquele feito por pessoas físicas que adquirem os produtos para reformas em suas casas ou ampliação das moradias), as práticas “faça você mesmo” e a produção caseira foram verificados em todos os ramos. No caso de material de construção, buscou-se a adaptação da casa às novas necessidades impostas pela pandemia, como o home office.

Trazendo a experiência de sua empresa para o debate, Náiade revelou que a Obramax conseguiu aumentar em 300% seu faturamento nos canais eletrônicos durante a pandemia. Esse resultado se deve à adoção pela empresa de uma estrutura omnichannel (isto é, o acesso à empresa por diversos canais de compra interligados: sites, lojas físicas e aplicativos, entre outros). A gerente também deu dicas para microcomerciantes e empresários de pequeno porte, indicando soluções com baixo investimento para o ingresso no universo online.



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