Vidroplano
Vidroplano


Fachada Glazing: cuidados no projeto e na instalação são discutidos

26/03/2021 - 16h42

O engenheiro Igor Alvim, diretor técnico da QMD Consultoria, abriu o quarto dia do fórum online Fachada Glazing – Fórum de Tecnologias e Produção de Fachadas, evento realizado pelo Canal do Serralheiro. Em sua palestra, Alvim abordou a compatibilização de projetos de sistemas de fachadas, apontando a necessidade de que a elaboração da norma concilie o desejo da arquitetura, as expectativas e o orçamento do cliente, e as determinações presentes nas normas técnicas. Ele alertou que o projeto da edificação precisa ter um objetivo bem definido e ter tanto um bom desempenho e vida útil como também uma estética visual agradável, levando em conta ainda o transporte das estruturas até o local da obra, os procedimentos para fixá-las, vedá-las e instalá-las, entre outros aspectos.

Em consonância com a apresentação de Alvim, o engenheiro Paulo Gentile, coordenador das áreas de desenvolvimento de produto da construção civil e centro de distribuição de acessórios da Hydro, falou em sua palestra sobre diagnósticos, causas e prevenção de patologias em fachadas envidraçadas. Entre as principais causas de problemas em edificações, Gentile apontou a instalação errada das ancoragens, com encaixes feitos de forma incorreta ou improvisada, bem como problemas no travamento das presilhas para fixação, o uso de parafusos feitos de metais diferentes do especificado no projeto (o que pode levar a sua oxidação), usinagem malfeita dos perfis e elementos atrapalhando a vedação do sistema. Ainda na vedação, o palestrante enfatizou que ela precisa sempre ser vulcanizada nas emendas, e que o instalador deve estar atento se o silicone utilizado é neutro ou acético, pois há casos em que somente um tipo pode ser utilizado.

A programação do quarto dia trouxe ainda a apresentação do engenheiro Nilson Viana, coordenador de Mercado da Cebrace, com foco no uso do vidro de controle solar em relação à iluminação natural das fachadas envidraçadas. Viana destacou que, quanto mais refletivo o vidro, maior é o controle na passagem de luz e calor para dentro do ambiente, mas acrescentou que isso pode interferir no aspecto estético da obra em alguns casos; por isso, recomendou que o especificador avalie as diferentes opções no mercado, as cores e o aspecto visual (refletivo ou neutro) de cada uma e o fator solar e a transmissão luminosa que cada produto oferece, antes de decidir qual utilizar em seu projeto.

A cobertura completa do fórum online Fachada Glazing – Fórum de Tecnologias e Produção de Fachadas estará presente na edição de abril de O Vidroplano.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters