Vidroplano
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Fevereiro tem queda de 7,9% nas vendas, mas há sinais positivos

08/03/2024 - 16h02

No mês passado, as vendas faturadas de vidros processados (em m²) caíram 7,9% na comparação com janeiro. Isso é o que aponta o Termômetro Abravidro de fevereiro – confira o estudo completo aqui. A marca representa “queda moderada” no volume de vendas.

“Por ter menos dias úteis, fevereiro é normalmente um mês com menor atividade. No entanto, na comparação com os últimos dois anos, 2024 começa mais aquecido, ainda que num ritmo lento. Em janeiro, tivemos um resultado positivo maior que em 2022 e 2023”, analisa Rafael Ribeiro, presidente da Abravidro. “Já em fevereiro, apesar do número negativo, a queda foi menor do que os números do mesmo período nos anos de 2022 e 2023. Esperamos que seja o início da recuperação de tração de nosso setor.”

A coleta de informações para a edição de fevereiro ocorreu nos primeiros dias úteis deste mês, por meio de formulário online, com total de 86 empresas respondentes.

O que é o estudo?
O Termômetro Abravidro, indicador lançado em 2022 pela entidade, permite ao setor acompanhar, mensalmente, o desempenho de vendas faturadas em m² da cadeia de processamento. De janeiro a abril daquele ano, o levantamento foi feito apenas com empresas ligadas a membros da diretoria da Abravidro – depois, todas as processadoras brasileiras puderam participar da pesquisa, formato que segue até hoje.

Importante
– O Termômetro Abravidro é um complemento do Panorama Abravidro, antes o único estudo econômico sobre a produção vidreira nacional;
– A apuração e consolidação dos dados do Termômetro estão a cargo da GPM Consultoria, também responsável pelo Panorama;
– Os dados são tratados com a mesma confidencialidade que caracteriza o Panorama e não são divulgados, sob hipótese alguma, informações individuais das empresas;
– A equipe da Abravidro não tem acesso às respostas – estas são direcionadas apenas aos economistas.



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