Vidroplano
Vidroplano


Força e resistência: o uso do vidro estrutural em O Vidroplano de setembro

21/09/2020 - 14h39

A edição deste mês de O Vidroplano já está no ar – e pode ser lida aqui. O tema principal é o vidro estrutural: Deixando de ter apenas a função de fechamento de vão, o material se transforma no próprio elemento de suporte da instalação, sem necessidade de caixilhos. Escadas, coberturas, divisórias, fachadas… as possibilidades são múltiplas, ainda mais na construção civil pós-pandemia, cuja tendência será marcada por maior transparência nos ambientes. Nossa reportagem conversou com usinas, processadores e instaladores para entender quais elementos devem ser levados em conta para o cálculo correto da espessura e composição das peças, além dos cuidados no manuseio e a importância da mão de obra qualificada para realizar o serviço.

O editorial do presidente da Abravidro, José Domingos Seixas, aborda dois temas sensíveis no mercado atual: o novo reajuste de preços do vidro plano e o fato de as fábricas não estarem conseguindo garantir a oferta do volume necessário do produto ao mercado interno. “Em conversas recentes com os representantes das usinas de base, sobre os impactos do coronavírus até aqui e o que esperar dos próximos meses, a sensação geral é de que o pior já passou e a demanda deve se estabilizar em breve”, comenta Seixas.

Refletindo tendências: quais as novidades no uso de espelhos? Na seção “Para sua vidraçaria”, confira as oportunidades que o item oferece para a arquitetura e decoração. Conhecido por sua versatilidade, ele permite aplicações convencionais, em banheiros e penteadeiras, mas também obras amplas e criativas.

A entrevista deste mês é com Ana Maria Castelo, mestre em economia pela Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora de Projetos da Construção na Fundação Getúlio Vargas/Instituto Brasileiro de Economia (FGV/Ibre). No bate-papo, Ana analisa a situação da construção civil e da indústria e indica possíveis caminhos para a retomada. A conversa na íntegra você pode escutar na edição especial do podcast da Abravidro, o VidroCast, de setembro.

Já que a aglomeração de pessoas ainda não é recomendada, eventos relacionados ao setor vidreiro apostam em edições digitais. Nos próximos meses, serão realizadas versões online das feiras Glass South America, Glasstec e Feicon Batimat.

Outros destaques: as perspectivas do uso de nosso material na indústria eletrônica; o que diz a nova portaria do Inmetro que retira exigência de registro de objeto para vidros automotivos; e os detalhes do ensaio de resistência a impacto de corpo mole em sistemas de envidraçamento de sacadas.

Leia O Vidroplano de setembro na íntegra!



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters