Vidroplano
Vidroplano


Fórum Fachada Glazing aborda arquitetura e normas técnicas

24/03/2021 - 16h00

Em seu 2º dia, o Fachada Glazing – Fórum de Tecnologias e Produção de Fachadas trouxe mais palestras online para profissionais do setor nacional de esquadrias, arquitetos e engenheiros. Promovido pelo Canal do Serralheiro, o evento tem a Abravidro entre seus apoiadores.

Arimatéia Nonatto, engenheiro com mais de 30 anos de experiência em fachadas e sistemas frames de alumínio e vidros, abordou o conceito de fachadas e sistemas inteligentes aplicados na arquitetura bioclimática para a melhoria da qualidade de vida. Sua apresentação apontou o potencial e as realizações em obras inspiradas na observação de formas e estruturas presentes na natureza, capazes de se compatibilizar aos aspectos bioclimáticos no ambiente em que elas estão inseridas. Segundo Nonatto, a adoção desse modelo na construção proporciona benefícios como uma grande economia de materiais e a obtenção de resistências adequadas para as edificações em relação ao meio em que se encontram. O engenheiro também enfatizou que o formato das obras precisa levar em conta aspectos naturais como a ventilação dos espaços e a sobrevivência da vegetação útil integrada à construção.

Quem também palestrou no 2º dia do fórum foi Luiz Rezende. Conhecido como “Juca”, o consultor técnico da Viminas falou sobre como especificar vidros para fachadas seguindo as recomendações das normas técnicas da ABNT, destacando três características fundamentais que nosso produto deve proporcionar: segurança, conforto térmico e conforto acústico. O consultor enfatizou a importância de conhecer as orientações presentes nas principais normas para saber o desempenho necessário para cada obra e deu dicas dos vidros mais recomendados para cada necessidade. Também destacou o papel da Abravidro na condução das reuniões do Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37). Ao listar os materiais produzidos pela associação para a campanha #TamoJuntoVidraceiro, citou-os como uma grande ajuda para identificar que vidros usar em cada aplicação de forma a garantir a segurança do usuário final.

A cobertura completa do Fachada Glazing – Fórum de Tecnologias e Produção de Fachadas estará presente na edição de abril de O Vidroplano.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters