Vidroplano
Vidroplano


Futuro do setor de máquinas é discutido no Conexão Glass

26/11/2020 - 12h12

A NürnbergMesse Brasil organizou ontem (26) o segundo webinar da série Conexão Glass. O tema desta segunda edição foi Tecnologia: desafios e perspectivas para o futuro do setor de máquinas.

Os convidados do webinar de novembro da Conexão Glass foram Gabriel Alves de Andrade, diretor da Agmaq, e Yveraldo Gusmão, diretor da GR Gusmão. A mediação do evento foi realizada por Alexandre Brown, head de Portfólio da NürnbergMesse Brasil, e por Paula Bosqueiro, coordenadora de Marketing da empresa.

 

Recuperação acima do esperado
Ao analisar o impacto da pandemia do novo coronavírus sobre a indústria de fabricantes de maquinários para vidros planos, ambos os convidados apontaram a retomada inesperada desse segmento. Para Andrade, nem o analista mais otimista esperaria o cenário observado no Brasil; como exemplo, ele observou que embora a Agmaq tenha sofrido uma redução de quase 20% no seu quadro de funcionários no começo da pandemia, a empresa conseguiu recompor e até aumentar esse quadro nos meses posteriores. A opinião foi compartilhada por Gusmão, que observou que hoje o mercado vidreiro está com uma retomada tão quente que parece esquecer em alguns momentos que a pandemia ainda não acabou, ressaltando porém que todos os cuidados com a saúde e com a segurança dos colaboradores não podem ser deixados de lado.

Com relação aos desafios vividos pelo setor, Andrade apontou que hoje há dinheiro no mercado, mas faltam produtos para serem comprados – no caso, o próprio vidro plano. Por sua vez, Gusmão comentou que faltam também algumas matérias-primas para a fabricação de maquinários e equipamentos. Além disso, segundo ele, alguns clientes ainda estão aguardando a normalização do mercado antes de voltar a investir nele.

 

Expectativas para a Glass 2021
Os convidados do segundo webinar se mostraram bastante ansiosos e otimistas com a edição de 2021 da Glass South America. Andrade comentou que o adiamento da feira, que originalmente seria realizada este ano, foi um grande choque para todos, mas considera que a NürnbergMesse Brasil vem conduzindo a situação de forma brilhante, incluindo a realização da Conexão Glass como forma de antecipar o conteúdo do evento.

Ele ressaltou que a Agmaq participa da Glass há 20 anos, e a empresa avalia que a feira tem um papel fundamental para os fabricantes de máquinas no Brasil, levando-os a pensar seu planejamento para cada edição ao longo dos dois anos de intervalo e usando o evento para fazer seus lançamentos.

Para Gusmão, a retomada das feiras vidreiras é muito importante. Com relação à Glass, ele aponta que o evento é essencial para mostrar a constante evolução do mercado vidreiro, e considera que hoje a Glass South America já é um espaço de qualidade mundial, mais próxima da Glasstec do que da Vitrum.

Ambas as empresas já preparam novidades para seus estandes: a GR Gusmão, conhecida primeiramente como representante de fabricantes internacionais como Schiatti Angelo e Triulzi, pretende mostrar também seu trabalho como fabricante de equipamentos de automação, que serão exibidos em seu espaço; por sua vez, a Agmaq anunciou uma série de lançamentos, incluindo linhas de furação inteligentes e linhas de corte interligadas com o estoque da processadora, entrando na tecnologia da Indústria 4.0, e já avisou que promoverá um concurso em seu estande durante os quatro dias do evento: o prêmio será uma furadeira com cabeçote simples.

A próxima edição da Conexão Glass está prevista para a penúltima semana de dezembro; a data e os detalhes do próximo encontro serão anunciados em breve nas redes sociais da Glass South America.

A Glass South America está agendada para 27 a 24 de março de 2021.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters