Vidroplano
Vidroplano


Gimav analisa 2020 e projeta 2021

14/07/2021 - 15h46

A Associação Italiana de Fornecedores de Máquinas, Acessórios e Produtos Especiais para o Processamento de Vidro (Gimav) apresentou, durante sua assembleia realizada anualmente, dados relativos ao ano de 2020 e previsões para 2021. As informações refletiram o impacto da pandemia da Covid-19 no desempenho da indústria, mas também indicam reação do mercado.

A produção no país diminuiu 16,6% devido à queda nas exportações (-14,9%) e nas vendas internas (-20,7%). As importações também caíram (-11,1%), fazendo com que o mercado interno encolhesse (-17,2%). Apesar disso, a Gimav avalia que as empresas reagiram com dinamismo e resiliência, o que posicionou esse segmento entre as excelências domésticas da Itália.

Os efeitos catastróficos da crise foram especialmente evidentes em abril de 2020, quando as medidas emergenciais adotadas pelas autoridades na esteira da chamada “primeira onda” paralisaram as atividades normais dos negócios. Com as primeiras reaberturas, os dois meses seguintes foram marcados por uma “recuperação tecnológica” que começou a diminuir a lacuna, até novembro – foi quando, além do “terreno perdido” dos meses anteriores, pela primeira vez em valor absoluto, a receita superou a de 2019. No entanto, a chegada da chamada “segunda onda” em dezembro freou essa recuperação.

2021
Em janeiro de 2021, o desempenho negativo de dezembro de 2020 já havia arrefecido, abrindo caminho para a recuperação em fevereiro, graças às boas vendas internas e ao ressurgimento parcial das exportações, que se estabilizaram em março com a retomada plena das exportações. A Gimav estima que, projetando os resultados do primeiro trimestre até dezembro de 2021 (sem levar em consideração as mudanças que poderiam ocorrer até o final do ano para afetar positiva ou negativamente os negócios do setor) as receitas devem crescer 4,5%.

A associação lembra, no entanto, que essa projeção não leva em consideração os resultados do segundo trimestre, ainda indisponíveis, durante o qual o cenário internacional se normalizou parcialmente devido ao fortalecimento da campanha de vacinação da Covid-19; com isso, é possível que os resultados de 2021 sejam melhores do que o previsto e cheguem perto dos níveis de 2019.

Durante a reunião, a entidade italiana também elegeu os membros da nova composição de seu Conselho de Árbitros, além de nomear Clara Alberta Tenconi como Auditora Única; em ambos os casos, o mandato compreenderá o período de 2021 a 2025.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters