Vidroplano
Vidroplano


Glasstec 2022: segundo dia traz corredores cheios

21/09/2022 - 19h41

Esta quarta-feira marcou o segundo dia da edição 2022 da Glasstec. Iara Bentes, superintendente da Abravidro e editora da revista O Vidroplano, conta que os corredores da Glasstec estavam visivelmente mais cheios do que no dia de abertura, e os expositores e visitantes com quem conversou estavam bastante satisfeitos com sua participação – ela está em Düsseldorf, Alemanha, para acompanhar em primeira mão todos os detalhes de mais uma edição da mais importante feira vidreira do mundo.

 

Assista ao vídeo sobre o segundo dia:

 

Confira a galeria de fotos de brasileiros vistos nos corredores

 

De olho na sustentabilidade
Conforme comentado ontem, a sustentabilidade é um dos principais temas em pauta na Glasstec 2022, e isso se reflete nas soluções apresentadas nos estandes de várias empresas.

Foto: Divulgação Glasstec

Foto: Divulgação Glasstec

 

A Saint-Gobain apresentou o Oraé, seu novo produto de baixo carbono: ele é produzido com até 70% de cacos e uso de energia renovável no processo; de acordo com a companhia, é o produto com a menor pegada de carbono disponível hoje no mercado.

Outra tendência observada na mostra é a de novos produtos de envidraçamento amigáveis aos pássaros. A Eastman e a Kuraray, que já haviam levado produtos com essa característica à Glass South America (realizada em junho deste ano em São Paulo), também colocou essas soluções em destaque nos estandes da feira alemã.

Foto: Divulgação Glasstec

Foto: Divulgação Glasstec

 

Ainda nessa linha, a Guardian e a NSG Pilkington apresentaram soluções com base em tecnologia ultravioleta, que deixam as marcações no vidro mais visíveis aos olhos dos pássaros que aos olhos humanos. A Guardian e a Saint-Gobain também têm produtos mais simples mas com essa mesma finalidade, com a impressão acidada no vidro; o desafio é encontrar o ponto de equilíbrio entre a visibilidade para os pássaros e o apelo estético para os arquitetos.

Foto: Divulgação Glasstec

Foto: Divulgação Glasstec

 

Vale destacar ainda a palestra “Exploring solutions for bird-friendly glass” (“Explorando soluções para vidros amigáveis aos pássaros”), realizada hoje no estande da Guardian por Jacob Kasbrick, gerente de Segmento Comercial & de Serviços Técnicos para a América do Norte da fabricante.

 

Foto: Iara Bentes

Foto: Iara Bentes

Do Brasil para o mundo
A brasileira Arbax está entre as expositoras desta edição da Glasstec. O estande da empresa traz como destaque um novo rebolo, com novidades tanto na formulação da borracha, do grão abrasivo e dos componentes que dão brilho no vidro, quanto na sua base, de poliéster, pra dar uma estabilidade no produto e uma diminuição de peso.

 

Foto: Iara Bentes

Foto: Iara Bentes

O futuro do fechamento com vidro
A Eastman exibiu o Saflex FlySafe 3D, interlayer desenvolvido para evitar a colisão de pássaros contra o vidro laminado. Também chamou muita atenção no estande da empresa uma estrutura autoportante de vidro (foto), desenvolvida especialmente para a Glasstec 2022 pelo escritório Knippers Helbig Advanced Engineering: trata-se de um sistema composto de várias pequenas peças de vidro interligadas por ferragens laminadas no nosso material (ao invés de estarem fixadas) que formam um painel grande e completo, sem molduras ou caixilhos. As peças foram laminadas com o PVB estrutural Saflex DG41 e o PVB colorido Vanceva Arctic Snow, ambos da Eastman.

 

Foto: Iara Bentes

Foto: Iara Bentes

Linhas para laminação
Entre os destaques da Pujol no evento está o forno LAM-PRO para laminação: segundo a empresa, ele oferece alta performance a um preço mais baixo, além de já vir adaptado para a Indústria 4.0. Outra linha da empresa voltada para laminação de vidros é a Pujol 100 PVB+, que oferece total precisão, confiabilidade máxima e economia notável no processo.

 

Foto: Iara Bentes

Foto: Iara Bentes

Facilitando o corte de vidros jumbo
A Turomas levou ao evento uma nova mesa pra corte de vidro jumbo, a RUBI 406VA, com modelo exclusivo: ela conta com sistema próprio de carregamento composto por 5 braços com ventosas. Outro destaque é um sistema de armazenamento inteligente, composto por um troller que muda as posições dos vidros conforme a necessidade de espaço, permitindo compactar tanto o armazenamento como o carregamento e o corte das chapas na máquina.

 

Informações em tempo real
Nossa cobertura exclusiva da feira pode ser acompanhada nas redes sociais da Abravidro e no nosso canal no YouTube. Assine também a newsletter para receber boletins diários com as principais novidades vindas diretamente na Alemanha.

 

Crédito da foto de abertura: Divulgação Glasstec



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters