Governo cria modalidade para impulsionar a transformação digital das indústrias

24/09/2024 - 15h11
Ontem (23), o Governo Federal lançou a modalidade Transformação Digital do programa Brasil Mais Produtivo em um evento realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na capital paulista. A solenidade contou com a presença do ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e do presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli.
O plano é digitalizar 25% das empresas brasileiras até 2026 e 50% até 2033, utilizando tecnologias como Big Data e Inteligência Artificial (IA). “A meta é digitalizar, ganhar produtividade, reduzir custos, qualificar e fazer as empresas crescerem”, afirmou Alckmin.
O programa Brasil Mais Produtivo busca impactar diretamente 93 mil empresas que serão atendidas presencialmente por consultores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), além de outras duzentas mil que terão acesso aos serviços oferecidos pelos parceiros na Plataforma de Produtividade. A iniciativa inclui o diagnóstico de problemas, projetos personalizados para aumentar a eficiência e acesso a crédito facilitado por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de outras instituições parceiras.
De acordo com o presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva, a missão de neoindustrialização liderada pelo governo e apoiada pela Fiesp já resultou no anúncio de R$ 580 bilhões em investimentos privados, distribuídos por diversos setores produtivos. “O Brasil tem potencial para crescer 5% ao ano, desde que a taxa de investimento no PIB seja elevada para 25%. Isso é um grande desafio”, afirmou.
Para conhecer mais sobre Inteligência Artificial e seu potencial na indústria – especialmente para o setor vidreiro –, uma reportagem sobre o tema estará presente na edição de setembro de O Vidroplano.
Foto: Freepik.com
Voltar
Itens relacionados ................................................................................................
- GPD 2025 tem palestra brasileira e inovações para o vidro
- Brasileiros contam o que viram na China Glass 2025
- VidroCast entrevista Kilze Krauss, da Casa dos Espelhos (CDE), de Manaus
- Abravidro disponibiliza Panorama 2025 em inglês e espanhol
- Está aberta a votação para o 2° Prêmio Abravidro Glass
- Normas técnicas: Análise de votos da Consulta Nacional da ABNT NBR 7199 — Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações