Vidroplano
Vidroplano


Governo mantém antidumping de vidros chineses para linha fria

01/07/2020 - 14h55

A Câmara de Comércio Exterior (Camex), vinculada ao Ministério da Economia, decidiu prorrogar o direito antidumping aplicado às importações de vidros para uso em eletrodomésticos da linha fria (NCM 7007.19.00) originárias da China, com a manutenção das alíquotas originalmente aplicadas. A resolução é válida por até cinco anos.

A decisão foi publicada no dia 25 de junho no Diário Oficial da União, por meio da Resolução Camex nº 63/2020. A primeira vez que importações chinesas desse tipo de vidro receberam medidas antidumping foi em julho de 2014, a partir de petição da Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro).

Durante o processo de revisão, iniciado em 2019, concluiu-se que a extinção do antidumping para esses produtos levaria à continuação do dumping e retomada do dano à indústria doméstica. Isso justificou-se, principalmente, devido ao elevado potencial exportador chinês e aos baixos preços praticados por empresas do país asiático durante o período investigado.

O que é dumping?
É uma prática comercial em que uma ou mais empresas de um país vendem seus produtos, mercadorias ou serviços por preços abaixo de seu valor justo para outro país, a fim de prejudicar e eliminar os concorrentes no local. Quando a prática é comprovada, aplicam-se medidas de antidumping para neutralizar os prejuízos à indústria nacional.

Para mais detalhes, confira a edição de julho da revista O Vidroplano.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters