Vidroplano
Vidroplano


GPD 2019: segundo dia conta com startups e vidros solares

27/06/2019 - 17h55

O espaço dedicado a novas e pequenas empresas do setor fez sucesso no segundo dia do Glass Performance Days (GPD), o maior congresso vidreiro do mundo. A editora de O Vidroplano, Iara Bentes, está na cidade de Tampere, na Finlândia, e traz os detalhes dos principais debates técnicos a respeito do setor que ocorrem até sexta-feira (28), último dia do evento.

Startups

O Step Change tem a intenção de colocar startups vidreiras em contato com grandes companhias do setor, visando ao desenvolvimento de novas tecnologias. Bastante movimentada, a área tinha pequenos estandes nos quais eram apresentados itens e soluções diversas. Uma delas era o Ublo, da empresa coreana de mesmo nome: o produto pode ser aplicado em janelas ou fechamentos de vidro para aumentar a eficiência da ventilação natural.

Revestimentos solares

Nos auditórios de palestras, a apresentação de Joe Kao, da Physee, trouxe estudos sobre um material inovador: um insulado com vidros que possuem revestimentos para filtrar a reflexão da luz e com células fotovoltaicas. Segundo dados mostrados, edifícios consomem 40% do total de energia elétrica no mundo. Esse produto permite maior eficiência energética aos prédios, os quais passarão a produzir energia solar, e também garante a estética pretendida pelos arquitetos ao escolherem determinado tipo de vidro, pois a reflexão da luz feita por nosso material será menor, graças aos coatings especiais.

Tradições

No fim do dia, foi realizado o Conference Dinner, jantar com os congressistas. E quem participou foi surpreendido por um belo pôr do sol na hora de sair do pavilhão, já que a quinta-feira começou fria e chuvosa.

Esse evento contou com outra homenagem ao chairman do GPD, Jorma Vitkala, que se aposenta do congresso após 27 anos. Nele tivemos o tradicional brinde finlandês: uma dose de vodca dentro de uma casca de ovo.

Cobertura em tempo real

Acompanhe nossas redes sociais para a cobertura em tempo real do GPD 2019 e não se esqueça de assinar nossa newsletter para receber boletins com as novidades do congresso.

 

 



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters