Vidroplano
Vidroplano


Guardian lança primeira solução nacional fotovoltaica para edificações

31/01/2024 - 17h09

Por meio de uma parceria inédita, a Guardian e a Garantia Solar lançam a primeira solução nacional de Integração Fotovoltaica em Edificações, conhecido como sistema BIPV – sigla em inglês para Building Integrated PhotoVoltaics. Os vidros da fabricante serão integrados aos módulos solares da parceira para serem aplicados como revestimento de fachadas, coberturas e brises de edifícios.

O BIPV é um sistema fotovoltaico revestido por células fotovoltaicas, o que permite a diferentes partes da envoltória do edifício a capacidade para gerar a própria eletricidade. O lançamento terá vidros de controle solar e pode ser adquirido em opções com módulos coloridos, sendo totalmente customizado para cada projeto, sejam comercial ou residencial, além de retrofits.

De acordo com o gerente de Desenvolvimento de Produtos da Guardian, Fábio Reis, os sistemas BIPV podem ajudar a reduzir os custos de eletricidade e as emissões de carbono operacionais das edificações, bem como aumentar o valor do empreendimento, além de acrescentar uma estética inovadora – combinando funcionalidade e design arquitetônico no mesmo projeto.

Diante do crescimento acelerado da instalação de painéis solares em residências e prédios dos mais diversos setores, a solução ganha ainda mais relevância. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil já conta com mais de 2 milhões de sistemas solares fotovoltaicos instalados em telhados, fachadas e pequenos terrenos, gerando 22 GW de eletricidade.

 

 



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters