Vidroplano
Vidroplano


Guardian revela mais detalhes sobre nova fábrica de espelhos em Tatuí

29/05/2013 - 00h00

A cidade de Tatuí, no interior de São Paulo, ganhará no primeiro trimestre de 2014 mais uma unidade da multinacional Guardian. A nova planta, que custará 14 milhões de dólares, será a maior e mais moderna fábrica de espelhos da empresa norte-americana no mundo, capaz de produzir as maiores peças de espelhos do Brasil, cada qual com 6 x 3,21 m.


A capacidade instalada da nova unidade de espelhos será de 8 milhões de m²/ano, o que representa cerca de 7 mil t/mês, quantidades que devem triplicar a capacidade de produção atual de espelhos. Além disso, terá 7 mil m² de área construída e deverá empregar quarenta funcionários diretos.


“A escolha do Brasil para esse investimento deve-se ao grande potencial de desenvolvimento do mercado de arquitetura e construção local”, disse Ana Paula Camargo, diretora de marketing da Guardian.


“Alcançamos nos últimos anos crescimento de 10 a 15%, somente no segmento de espelhos no Brasil” revelou a profissional. “Atribuímos este cenário positivo à maior exigência do consumidor por produtos que ofereçam qualidade comprovada e também ao perfil dos latino-americanos, que fazem uso do espelho com mais frequência do que os europeus”, constatou.


Esta é a primeira grande iniciativa dos novos gestores da companhia, que desde o início do ano contam com a participação da gigante norte-americana Koch Industries. Em entrevista exclusiva a O Vidroplano em fevereiro deste ano, Ron Vaupel, presidente e CEO da Guardian Industries, e Scott Thomsen, presidente e CEO mundial da Guardian Glass, admitiram que a entrada da Koch daria maior competitividade à Guardian, sobretudo no mercado nacional; a iniciativa de erguer a fábrica de espelhos em Tatuí demonstra o impacto positivo da parceria nas operações no Brasil.


Atualmente, a Guardian possui duas unidades fabris no País: uma em Porto Real (RJ) e outra em Tatuí, além do centro de distribuição no Ceará. A fábrica já instalada em Tatuí, que tem 50 mil m² de área construída, começou a operar em 2009 e produz 830 t/dia de vidros com espessuras de 2 a 19 mm.


Planejada para ser entregue em dez meses — as obras para erguer a planta devem se iniciar já no próximo mês —, a nova unidade terá seus processos de pintura, dosagem de componentes químicos, carregamento e descarregamento robotizados. Segundo a companhia, a automatização garantirá índices de eficiência e produtividade consideravelmente superiores em relação aos processos tradicionais de fabricação e um alto grau de ergonomia e conforto aos funcionários.


Seguindo a atual tendência de preservação do meio ambiente, a fábrica possuirá conceitos de sustentabilidade que permitirão o reaproveitamento de 92% da água utilizada. Além disso, avançados sistemas de controle em tratamento de efluentes vão evitar riscos de contaminação ambiental. Vale ressaltar, ainda, que os espelhos produzidos pela companhia são considerados ecologicamente corretos por não levar em sua fabricação metais pesados — prejudiciais à saúde e ao meio ambiente —, como cobre e zinco, eliminando o descarte desses materiais na natureza.


Saiba mais:


Guardian erguerá fábrica de espelhos em Tatuí


Koch Industries compra 44% das ações da Guardian



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters