Vidroplano
Vidroplano


Ibelq e Abraesp falam sobre certificações europeias para esquadrias

07/08/2019 - 14h57

O Instituto Beltrame da Qualidade, Pesquisa e Certificação (Ibelq) e a Associação Brasileira das Indústrias de Portas e Janelas Padronizadas (Abraesp) realizaram o Workshop Qualicoat, Qualanod e Qualisteelcoat no dia 31 de julho, no auditório do Sindicato da Indústria de Artefatos de Metais Não Ferrosos no Estado de São Paulo (Siamfesp), na capital paulista.

A capacidade máxima do auditório, para cinquenta pessoas, foi ocupada pelo público, composto por fornecedores de tintas e de pré-tratamento para processos de pintura e anodização, empresas de pintura e de anodização, fabricantes de esquadrias, consultores, fornecedores de selantes para colagem estrutural, construtores, representantes do meio acadêmico, representantes do setor vidreiro.

O evento, que contou com apoio institucional da Abravidro e da Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro), apresentou aos participantes os selos internacionais de certificação Qualicoat (para esquadrias de alumínio pintado), Qualanod (para esquadrias de alumínio anodizado) e Qualisteelcoat (para esquadrias de aço pintado), todos de origem suíça.

Eles estarão disponíveis no Brasil e a equipe de inspeção do Ibelq e o laboratório Equilam já foram avaliados para atuar nessa área.

Segundo a organização do evento, grande parte dos participantes já conhecia os selos Qualicoat e Qualanod, mas poucos sabiam da existência do Qualisteelcoat, trazido pela Abraesp como uma inovação no mercado das esquadrias.

Vidro e acabamento dos perfis

A engenheira Fabiola Rago, diretora do Ibelq, abordou durante sua palestra a relação entre a má qualidade de revestimento de perfis e o descolamento da colagem estrutural dos vidros sobre esses mesmos perfis nas fachadas. Segundo ela, nas reuniões da Comissão de Estudos de Esquadrias, onde se discutem as fachadas com envidraçamento estrutural, os fornecedores de selantes e fitas estruturais sempre expressam uma grande preocupação com a qualidade da pintura. Em alguns países da Europa, é especificado que o perfil seja pintado por empresa com o selo Qualicoat e anodizado por empresa com o selo Qualanod para assegurar a qualidade da colagem estrutural do vidro no perfil de alumínio.

Por sua vez, a palestra introdutória, feita por Robson Campos, gerente técnico da Abraesp, mostrou a importância da esquadria para trazer segurança ao usuário, evitando acidentes pela sua falta de qualidade. Nesse sentido, observou que o vidro está diretamente ligado a isto, desde sua especificação correta até sua instalação e manutenção adequada.

Josef Schoppig, Managing Director da Qualicoat, também reforçou a importância do tratamento de superfície nas questões estéticas e de segurança: de acordo com ele, o vidro não poderá aderir corretamente e manter a aderência ao longo do tempo se o tratamento de superfície do perfil não tiver qualidade no processo de aplicação e não forem utilizados produtos de qualidade comprovada.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters