Vidroplano
Vidroplano


IBGE: produção industrial recupera o nível pré-pandemia

11/11/2020 - 18h31

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial brasileira avançou 2,6% em setembro, na comparação com agosto, eliminando as perdas acumuladas de 27,1% de abril e março.

A Pesquisa Industrial Mensal (PIM-Regional) divulgada nesta semana pelo IBGE revelou ainda que dos 15 locais pesquisados em agosto e setembro, 11 ampliaram a fabricação. Além disso, nove Estados recuperaram o nível de produção do período pré-pandemia — Ceará, Amazonas, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Pará, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.

O Estado de São Paulo se destacou com alta de 5% em setembro levando-se em conta o mês anterior, representando o principal impacto positivo no índice. Essa é a quinta taxa consecutiva de crescimento dos paulistas: no acumulado, a indústria cresceu 46,6% e está 4,4% acima do nível de produção registrado em fevereiro de 2020.

Outro destaque positivo vem do Paraná: alta de 7,7%, representando o maior resultado em magnitude entre os Estados pesquisados e o segundo impacto positivo no índice. No caso paranaense, os setores de veículos, máquinas e equipamentos influenciaram o resultado. O Paraná registrou a quinta taxa positiva consecutiva e acumulou ganho de 46,2%. Em comparação ao nível de produção de fevereiro, o Estado ficou 0,5% acima do nível registrado.

Apesar dos números promissores, no Sudeste, o Rio de Janeiro apresentou queda de 3,1%, representando o principal impacto negativo na indústria nacional. O Estado havia apresentado quatro altas consecutivas, com acúmulo de ganho de 19,8%, porém, com o resultado negativo de setembro, ficou 2,6% abaixo do nível registrado em fevereiro.

Pernambuco também se destacou negativamente com queda de 1,3% na produção em setembro na comparação com agosto.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters