Vidroplano
Vidroplano


Indústria de transformação impulsiona PIB do 3º tri

03/12/2020 - 12h03

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (3) que o Produto Interno Bruto (PIB) nacional cresceu 7,7% no terceiro trimestre deste ano em relação aos três meses anteriores. Com o resultado, o País confirma a sua saída da “recessão técnica” — caracterizada por dois trimestres consecutivos de queda em relação ao trimestre anterior.


A indústria de transformação foi o setor que mais se destacou no período, registrando crescimento de 23,7%, em relação aos três meses anteriores. Com o resultado, o setor volta ao nível do primeiro trimestre, após recuo de 19,1% no segundo trimestre.

Outro setor que influenciou o crescimento do PIB nacional foi a indústria, com crescimento de 14,8%. Porém, em relação ao mesmo período do ano anterior, houve queda de 5,1%.

Indústria segue confiante
O resultado vai ao encontro do Índice de Confiança da Indústria (ICI) de novembro, elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), quando alcançou o maior valor desde outubro de 2010 (113,6 pontos). Foram registrados 113,1 pontos, com aumento de 1,9 ponto em relação a outubro.

PIB nacional
Com o crescimento registrado, a economia brasileira está no mesmo patamar de 2017. Apesar do resultado positivo, as perdas ocorridas durante o período de agravamento da pandemia de Covid-19 ainda não foram recuperadas. O PIB brasileiro encontra-se 4,1% abaixo do registrado no último trimestre de 2019. Em comparação ao mesmo período do ano anterior, houve recuo de 3,9%.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters