Vidroplano
Vidroplano


Indústria nacional cresce e aumenta faturamento em 2024

11/02/2025 - 11h24

A Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada na última quarta-feira (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que o setor industrial no Brasil teve avanço de 3,1% em 2024, resultado que se consolida como o terceiro mais elevado da indústria nos últimos quinze anos. O saldo foi positivo em todas as grandes categorias econômicas, assinalando crescimento em vinte dos 25 ramos, sessenta dos oitenta grupos e 63,1% dos 789 produtos pesquisados.

Entre as atividades, as principais influências positivas no resultado da indústria foram registradas por veículos automotores, reboques e carrocerias (12,5%), equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (14,7%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (12,2%), produtos alimentícios (1,5%) e produtos químicos (3,3%).

“De modo geral, o crescimento do setor industrial em 2024 pode ser entendido a partir de alguns fatores, como o maior número de pessoas incorporadas pelo mercado de trabalho, a queda na taxa de desocupação, aumento na massa de salários e o incremento no consumo das famílias, beneficiado pelos estímulos fiscais, maior renda e a evolução na concessão do crédito”, apontou o gerente da PIM, André Macedo.

Faturamento também cresce

Também na semana passada, na última sexta-feira (7), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou os resultados da pesquisa Indicadores Industriais, a qual informa que o faturamento real da indústria de transformação cresceu 5,6% em 2024, em relação ao ano anterior, mesmo com a queda de 1,3% registrada na passagem de novembro para dezembro. Foi a maior alta do indicador desde 2010.
 

Segundo o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, a última edição dos Indicadores Industriais de 2024 mostra que o setor teve um ano positivo. “A demanda por bens industriais foi forte ao longo de 2024, estimulada por um mercado de trabalho aquecido, pela expansão fiscal e pelo aumento das concessões de crédito. A combinação desses impulsos manteve o consumo e o investimento fortes, o que se refletiu no faturamento”, ele explicou.

 

A pesquisa Indicadores Industriais identifica, mensalmente, a evolução de curto prazo da atividade industrial, especificamente da indústria de transformação. Ela é importante como uma ferramenta para indicar o comportamento da atividade industrial por meio de variáveis como faturamento, horas trabalhadas na produção, emprego, rendimento médio, massa salarial e utilização da capacidade instalada (UCI).

Crédito da imagem: Kookkii/AdobeStock.com

 



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters