Vidroplano
Vidroplano


José Carlos Bulgari, ex-presidente da Abravidro: era o conciliador do setor

06/10/2016 - 12h16

No dia 30 de setembro, última sexta-feira, José Carlos Bulgari, um dos fundadores da Abravidro e primeiro presidente da entidade, faleceu em Curitiba. Aos 88 anos, ele residia na capital paranaense há mais de uma década, desde o fechamento da Vidromar, empresa de que era sócio em São Paulo.

Nascido na cidade de Amparo, interior paulista, Bulgari exerceu atividade por mais de cinquenta anos no setor vidreiro. Era bastante atuante na Federação do Comércio (Fecomércio-SP) e, ao se tornar presidente do Sincavesp-SP no mesmo tempo em que José Ricardo D’Araújo Martins assumia a direção do Sincavidro-RJ nos anos 1980, ajudou a fazer com que a interação dos profissionais do vidro em ambos os Estados passasse do campo social para o dos negócios.

Foi a partir daí que as conversas rumaram para a criação de uma associação nacional. Além de Bulgari e José Ricardo, dois entusiastas tiveram participação bastante importante: Léo Moran e Sorieden Rodrigues. Quando a Abravidro foi fundada, sob o nome de Andiv, Bulgari assumiu como seu primeiro presidente, ficando à frente da associação de 1990 a 1996, em um total de três mandatos consecutivos.

A escolha não foi por acaso. Ele era conhecido pelos seus pares pelo tom conciliador e por buscar respostas para problemas complexos com a ajuda de todos os envolvidos.

Inez L. Bulgari, sua esposa há mais de quatro décadas, relembrou a relação do marido com a entidade, em reportagem publicada na edição 509 (maio de 2015) de O Vidroplano, a respeito dos 25 anos da fundação da Abravidro. “Bulgari discursava com facilidade, tinha boa voz. As boas lembranças ficam por conta de um grupo de amigos que se formou na associação e se estendeu para nossa vida pessoal”, comenta. “Eu e meus filhos ficamos muito orgulhosos em saber que o trabalho iniciado por aquele grupo cresceu e rendeu frutos.”

Em nova conversa com nossa equipe no início desta semana, Inez fez questão de ressaltar o entusiasmo do marido com o nosso setor e com o associativismo. Ele deixou quatro filhos e uma neta.

Missa de sétimo dia
A missa de sétimo dia ocorrerá hoje, às 19h30, no Santuário Nossa Senhora de Lourdes, localizado na Praça Itália, 183. A igreja está próxima ao Jardim Botânico de Curitiba.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters