Vidroplano
Vidroplano


Koch Industries compra 44% das ações da Guardian

04/02/2013 - 00h00

O segundo maior conglomerado privado dos Estados Unidos, de acordo com a revista americana Forbes, está atuando no setor vidreiro. A Koch Industries tem, desde dezembro do ano passado, 44% das ações da também norte-americana Guardian. A negociação foi anunciada em outubro e concluída no final de 2012.


Desde 1º de janeiro, Ron Vaupel, ex-presidente da Koch Hydrocarbon Co, está atuando como presidente e CEO da Guardian Industries. Apenas 23 dias depois de assumir a nova função, o executivo esteve no Brasil e concedeu entrevista exclusiva a O Vidroplano, ao lado de Scott Thomsen, presidente e CEO mundial da Guardian Glass. Clique aqui e confira o vídeo com suas mensagens ao público brasileiro. A entrevista completa estará na edição de fevereiro da revista impressa.


Com a aquisição, a Koch passa a integrar o conselho gestor da Guardian, presidido por Vaupel. Enquanto a fabricante faturou US$ 5,6 bilhões em 2011, seu novo parceiro alcançou US$ 110 bilhões com 60 mil funcionários — a Guardian emprega atualmente 19 mil pessoas. “O investimento da Koch dá sinergia à Guardian e permite acesso a uma extensa cadeia de distribuição, incremento nas estratégias de marketing e novas áreas com potenciais de inovação”, comenta Scott Thomsen. “Por parte da Koch, o interesse se dá pela grande participação de mercado da Guardian no mercado vidreiro”.


Apesar de analisar propostas de compra há alguns anos, o intuito da Guardian era permanecer como empresa privada e escolher uma gestora que tivesse cultura corporativa compatível com seus valores. Com a expertise e forte presença global, a Koch se tornou a escolha óbvia.


A transação se deu por intermédio de uma das subsidiárias da Koch, a KGCI LLC. Ron Vaupel, ao lado de outros três representantes da holding, integram o novo conselho da fabricante vidreira, formado por oito executivos.


Gigante americana


Liderada pelos irmãos David e Charles Koch e sediada na cidade de Wichita, Kansas, a Koch Industries atua em diversos setores, como o químico (por meio da Flint Hills Resources LP e Koch Fertilizer LLC), de embalagens (Georgia-Pacific LLC) e têxtil (Stainmaster Co. Invista), entre outros. Além da pujança nos negócios, a Koch é marcada pela sua postura política conservadora: foi uma das maiores doadoras da campanha do republicano Mitt Romney na corrida presidencial norte-americana.


De olho no Brasil


Como admitiu a própria empresa, a negociação com a Koch veio em boa hora para a Guardian do Brasil. Isso porque essa soma de esforços pode favorecer a expansão dos negócios da companhia no País, que, devido à realização de grandes eventos, tem grande demanda por materiais de construção — dentre eles, o vidro. Além disso, a Guardian admite que a entrada de duas novas fabricantes de float no País irá exigir deles uma competitividade ainda maior. Todos os detalhes dessa transação você poderá ver na entrevista exclusiva com Ron Vaupel e Scott Thomsen, a ser publicada na edição de fevereiro de O Vidroplano.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters