Vidroplano
Vidroplano


Meta de reciclagem de vidro em 2024 é alcançada no Brasil

25/02/2025 - 16h36

A Circula Vidro, entidade responsável por gerir a logística reversa de embalagens de vidro no Brasil, enviou ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) um relatório informando que a indústria de produtos comercializados em embalagens de vidro no Brasil conseguiu bater a meta de 25% de reciclagem no ano passado, definida no Decreto 11.300/22. Das 877 mil toneladas de vidros consumidos, 221 mil toneladas retornaram para a indústria; até então, apenas 11% dos vasilhames de vidro recebiam a destinação adequada.

Segundo a Circula Vidro, o decreto – que regulamenta a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/15) – foi cumprido com o índice apertado de 25,1%. A entidade gestora estima que a destinação apropriada das embalagens de vidro no País esteja em 30,2%; o relatório, porém, só considera o material recolhido que passou pela coleta certificada, rastreada por meio de notas fiscais.

Fabio Ferreira, diretor-executivo da Circula Vidro, explicou em reportagem do jornal Valor Econômico que o vidro que não é recolhido pelos sistemas de logística reversa, pelos fabricantes de bebidas, precisa contar com sistema de coleta seletiva considerado pouco eficiente. Além disso, o baixo valor comercial do vidro reaproveitado também dificulta o engajamento na coleta espontânea ou por cooperativa de catadores, como ocorre com o alumínio, cujo índice de reciclagem é de 99,7%, de acordo com a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Lata de Alta Reciclabilidade (Abralatas).

Ferreira explica que o cumprimento da meta foi possível pela grande mobilização do setor, entre fabricantes de bebidas, empresas de beneficiamento de vidro, distribuidores, comerciantes e importadores.

A Circula Vidro foi criada em 2024 pela Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro), Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) e Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), entidades que representam quase a totalidade das fabricantes e usuárias de vidro do Brasil, com o objetivo de conectar fabricantes, empresas e o consumidor final com os conceitos de sustentabilidade e de economia circular no consumo de embalagens e de outros produtos feitos com nosso material.

Foto: MoiraM/stock.adobe.com



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters