Vidroplano
Vidroplano


Morre Dario de Freitas, maior fotógrafo vidreiro nacional

04/03/2013 - 00h00

Na última sexta-feira, 1º de março, faleceu na cidade de São Paulo, aos 61 anos de idade, Dario de Freitas, maior fotógrafo do setor vidreiro brasileiro. Ele lutava bravamente, há mais de três anos, contra um câncer. Durante todo esse período, mesmo em meio às dificuldades que a doença lhe apresentava, continuou trabalhando e dando exemplo de persistência e profissionalismo. A missa de 7º dia se realizará no dia 8 de março, às 19h, na Paróquia de Santo Antônio, em Belo Horizonte. A igreja está localizada na Rua Pernambuco, 840, bairro Funcionários.


Dario nasceu em 16 de agosto de 1951, na capital de Minas Gerais. No entanto, passou boa parte da infância e adolescência no Rio de Janeiro. Sua carreira fotográfica começou em 1976, tendo estudado na Sir John Cass School of Art, em Londres, Inglaterra. Ao longo de sua carreira, atuou em diversas publicações da Editora Abril, como as revistas Arquitetura&Construção, Claudia, Casa Claudia, 4Rodas e Nova. Foi colaborador também do jornal O Estado de S. Paulo e da revista IstoÉ.


Ainda no mercado editorial, tornou-se parceiro da Abravidro em abril de 1999 e, desde então, enriquecia a revista O Vidroplano com suas fotos de feiras da indústria vidreira no Brasil e no exterior, além de eventos diversos. Dario fazia registros institucionais também para Amil, Bunge, C&A, Cimentos Holcim, Construtora Odebrecht, Dorma, Dow Química, Thyssen Krupp, Fuji, Galvani Ind. Química, Guardian, KPMG, Klabin Segall, Merck Sharp & Dohme, Peugeot, Pilkington, Pfizer, Saint-Gobain, União Brasileira de Vidros (UBV) e United Nations Children’s Fund (Unicef).



Entre as principais premiações que recebeu estão o Prêmio de Aquisição/duas esculturas (1971); Prêmio de Aquisição/série de fotos Bueiros de Londres (1974); Exposição 3 Jovens Fotógrafos (1977); Prêmio Abril – Melhor retrato do ano (1981, 1982); Prêmio Abril – Menção honrosa na categoria Retrato do Ano (1982, 1983 e 1987); Exposição Typos Ingleses (1981); e Exposição Olha onde pisa (1991).


O fotógrafo desfrutava do recente lançamento de seu trabalho editorial inédito, o livro Portas de São Paulo – Um passeio pelo centro. A publicação traz fotos de belas obras arquitetônicas do centro da capital paulista e comentários do arquiteto Nelson Dupré, coautor do livro (foto acima). Saiba mais aqui.



 


Missa de 7º dia


Data: 8 de março


Horário: 19h


Local: Paróquia de Santo Antônio


Endereço: Rua Pernambuco, 840 – Funcionários, Belo Horizonte


 


Assista aos vídeos sobre o  livro Portas de São Paulo – Um passeio pelo centro


Portas de São Paulo – Lançamento do livro e depoimentos


Portas de São Paulo – Bastidores do livro



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters