Vidroplano
Vidroplano


Norma de envidraçamento de sacadas é publicada pela ABNT

20/01/2014 - 00h00

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou, no dia 16 de janeiro, a ABNT NBR 16259:2014 — Sistemas de envidraçamento de sacadas — Requisitos e métodos de ensaio. A resolução aborda tópicos importantes, como fixação do vidro no perfil, correta instalação, carga estrutural e resistência às operações de manuseio e corrosão, entre outros.


Esperada com ansiedade pelo segmento da construção civil, a norma levou mais de quatro anos para ter seu texto finalizado. Explica-se: o trabalho é inédito no setor de normalização, já que nem mesmo fora do País existe um texto que regulamente o envidraçamento de sacadas. Isso, por si só, demonstra a grandiosidade e complexidade do feito.

A norma esteve em consulta nacional durante sessenta dias e foi supervisionada pelo Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37), que tem sede e está sob a responsabilidade da Abravidro. O texto já está disponível para consulta ou compra e entrará em vigor no dia 16 de fevereiro.

É possível adquirir o texto de duas maneiras: pelo site www.abntcatalogo.com.br, acessando e fazendo um cadastro; ou por telefone, discando (11) 3017-3600. Os interessados podem optar por uma versão eletrônica ou impressa. No caso da última, é preciso fornecer um endereço de entrega.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters