Vidroplano
Vidroplano


Norma para laminados entra em nova consulta nacional

15/12/2022 - 12h27

A segunda consulta nacional para a norma ABNT NBR 14697 — Vidro laminado teve início ontem (quarta-feira, 14). O novo texto pode ser acessado no site da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) até o dia 12 de janeiro de 2023 – para opinar sobre ele, basta criar um cadastro e fazer login. Para acessá-lo, clique aqui.

Importante: as considerações feitas durante o período de consulta nacional são primordiais para que a comissão de estudos possa avaliar se a norma precisa de adequações antes de sua publicação, de forma a garantir que ela seja a mais clara e completa possível.

Conteúdo

A revisão da ABNT NBR 14697, realizada pelo Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37), tem como objetivo atualizar seu conteúdo. A comissão trabalhou para aprimorar os ensaios que avaliam o desempenho do produto para as suas diferentes aplicações – além do ensaio de classificação de segurança, foi incluído o teste para avaliação do comportamento de quebra do laminado.

A atualização da norma aborda também a utilização do laminado composto com vidros termicamente tratados (temperados ou termoendurecidos), a fim de orientar o mercado sobre a fabricação e aplicação dessa solução, esclarecendo dúvidas existentes sobre as características desse tipo de composição.

Nova norma ISO publicada no Brasil

Em novembro, a ABNT publicou a norma ABNT NBR ISO 10077-1:2002 — Desempenho térmico de janelas, portas e persianas – Cálculo da transmitância técnica – Parte 1: Geral. O documento especifica métodos para o cálculo da transmitância térmica de esquadrias externas constituídas por painéis de vidros e/ou painéis opacos instalados em perfis, com e sem venezianas ou persianas de enrolar.

Mais informações sobre essa nova norma estarão presentes na edição de janeiro de O Vidroplano.

Crédito da foto: Magnetu/stock.adobe.com



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters