Vidroplano
Vidroplano


Nova edição de O Vidroplano mostra como reduzir perdas no processamento

05/03/2024 - 15h14

A nova edição de O Vidroplano está disponível para leitura aqui. A matéria de capa traz um assunto essencial para o dia a dia das processadoras: como diminuir as perdas de matéria-prima durante as diferentes etapas do beneficiamento. Quanto mais padronizados e eficazes os processos, seguindo parâmetros de qualidade, menos desperdício – o que representa maior lucro no fim do mês. Para mostrar soluções para a questão, a revista falou com players do setor e com um dos maiores especialistas em transformação de vidros do País.

Em fevereiro, a extensão do direito antidumping a vidros automotivos chineses foi aprovada. Na reportagem, entenda todo o processo referente à medida. Vigente até 17 de fevereiro de 2028, ela será aplicada às importações brasileiras de vidros recurvados, biselados, gravados, brocados, esmaltados ou trabalhados de outro modo, classificados na NCM 7006.0000, originários da China, utilizados na fabricação de vidros de segurança laminados empregados no setor automotivo. A decisão não se estendeu aos PVBs, o que representa uma vitória ao setor, já que tal fato poderia interromper a trajetória de aumento da participação de mercado do laminado.

Várias operações realizadas pelas vidraçarias são feitas acima do nível do solo, como a instalação de envidraçamento de sacada ou de coberturas de vidro. Para garantir a segurança nessas atividades, os vidraceiros precisam conhecer e seguir a Norma Regulamentadora Nº 35 — Trabalho em altura (NR-35). Revisado em julho de 2023, o documento define os requisitos para a execução de trabalhos desse tipo. Confira na seção “Para sua vidraçaria” tudo sobre o assunto.

Quanto custará a energia em 2024? Sem energia, nosso segmento simplesmente não tem como trabalhar: são inúmeros os processos, passando por usina, processador e vidraceiro, os quais necessitam desse insumo em grandes quantidades. Sabendo disso, O Vidroplano analisa o que esperar em relação aos valores do gás natural e da energia elétrica para o resto do ano e se podemos ter problemas referentes ao abastecimento.

Contagem regressiva para a Fensterbau Frontale 2024: a maior feira do mundo no setor de esquadrias, que inspirou a criação da E-squadria Show no Brasil, será realizada no fim de março na Alemanha – e os brasileiros interessados em visitá-la terão desconto exclusivo ao viajar pela NMB Travel, braço de viagens da NürnbergMesse Brasil.

Você conhece a Mirage, escultura de vidro do Apple Park (EUA)? Ano passado, outro passo foi dado para estreitar ainda mais essa parceria: inaugurou-se uma bela escultura interativa, produzida com vidro moldado de diferentes cores e texturas. A ligação da gigante de tecnologia Apple com nosso material vem de longa data, basta se lembrar das icônicas lojas da marca, em formato de cubo.

Como medir o empenamento do laminado? A revisão da ABNT NBR 14697 — Vidro laminado trouxe uma série de atualizações sobre esse produto. Um dos novos pontos da norma é a definição dos diferentes tipos de empenamento e suas respectivas tolerâncias. Saiba quais são os métodos de avaliação e os critérios para aprovação de cada tipo do efeito.

 Leia aqui a nova edição de O Vidroplano!



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters