Vidroplano
Vidroplano


O que é vidro laminado e onde é permitido aplicá-lo?

02/07/2019 - 14h44

O laminado é um vidro de segurança, classificação atribuída também aos temperados e aos aramados. É composto de duas ou mais lâminas de vidro fortemente interligadas, sob calor e pressão, por uma ou mais camadas de polivinil butiral (PVB) ou resina.

Podem ser fabricados em uma infinidade de cores, as quais variam de acordo com a combinação da coloração dos vidros, número e tons dessas películas ou resinas.

Por que ele é considerado um vidro de segurança?

Principais benefícios

Em caso de quebra da placa, os cacos permanecem presos, diminuindo o risco de eventuais ferimentos e também de acidentes, já que o vão permanece preenchido até que seja feita a troca da peça.

Ele também é uma ótima solução para proteção patrimonial. Isso porque pode resistir a diferentes níveis de impacto e ataques por vandalismo. Quando multilaminado — ou seja, fabricado com três ou mais peças de vidro intercaladas por camadas de PVB ou resina — ou quando composto por vidros temperados, ele fica ainda mais resistente.

Além de segurança, a laminação confere ao vidro a função termoacústica. E se produzidos com placas de vidro de controle solar, tornam-se também eficientes para manter o conforto térmico.

Onde o laminado comum pode ser aplicado?

Ele é mais utilizado na arquitetura, em divisórias, portas, janelas, claraboias, para-brisas, vitrines, sacadas, guarda-corpos, fachadas e coberturas.

Em que casos o laminado temperado é indicado?

Onde aplicar o vidro multilaminado?

Ele é indicado para ambientes que necessitam de proteção reforçada, tais como bancos, vitrines de lojas, guaritas, joalherias, piso e visores de piscina, entre outros.

Dicas para instalação

  1. O vidro laminado pode ser cortado para se ajustar à instalação, mas, atenção: isso só pode ser feito se a peça não for temperada nem termoendurecida!
  2. É possível cortar na própria obra as esquadrias de alumínio em que os laminados serão fixados. Mas faça isso somente com perfis avulsos: cortar esquadrias já montadas pelo fabricante em quadros fechados compromete tanto a qualidade como a capacidade de fixação da peça
  3. Para a instalação de laminados, nunca use silicones ácidos ou componentes que tenham solventes em sua composição. Esses materiais são corrosivos e podem atacar o PVB, danificando o vidro.

instalar-vidro-laminado

Para saber mais

Os materiais da campanha #TamoJuntoVidraceiro apresentam variadas aplicações do vidro e indicam quais tipos do material devem ser aplicados neles por norma. Consulte-os sempre que possível: eles podem ser baixados gratuitamente em http://bit.ly/materiais-tamo-junto-vidraceiro

Participe do nosso próximo encontro!

A norma NBR 14697 – Vidro Laminado, como mencionado no primeiro vídeo por Clélia Basseto, analista de Normalização da Abravidro, está em revisão e você pode participar!
Tema: Revisão NBR 14697 – Vidro Laminado
Data da próxima reunião:  3 de julho
Horário:
das 09 :00  às 11:00
Local: Sede da Abravidro — Avenida Francisco Matarazzo, 1.752, 6° andar, sala 615, Água Branca, São Paulo, SP (participação remota disponível para essa reunião)
Informações: confirme sua presença pelo e-mail cb37@abnt.org.br.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters