O que é vidro laminado e onde é permitido aplicá-lo?
02/07/2019 - 14h44
O laminado é um vidro de segurança, classificação atribuída também aos temperados e aos aramados. É composto de duas ou mais lâminas de vidro fortemente interligadas, sob calor e pressão, por uma ou mais camadas de polivinil butiral (PVB) ou resina.
Podem ser fabricados em uma infinidade de cores, as quais variam de acordo com a combinação da coloração dos vidros, número e tons dessas películas ou resinas.
Por que ele é considerado um vidro de segurança?
Principais benefícios
Em caso de quebra da placa, os cacos permanecem presos, diminuindo o risco de eventuais ferimentos e também de acidentes, já que o vão permanece preenchido até que seja feita a troca da peça.
Ele também é uma ótima solução para proteção patrimonial. Isso porque pode resistir a diferentes níveis de impacto e ataques por vandalismo. Quando multilaminado — ou seja, fabricado com três ou mais peças de vidro intercaladas por camadas de PVB ou resina — ou quando composto por vidros temperados, ele fica ainda mais resistente.
Além de segurança, a laminação confere ao vidro a função termoacústica. E se produzidos com placas de vidro de controle solar, tornam-se também eficientes para manter o conforto térmico.
Onde o laminado comum pode ser aplicado?
Ele é mais utilizado na arquitetura, em divisórias, portas, janelas, claraboias, para-brisas, vitrines, sacadas, guarda-corpos, fachadas e coberturas.
Em que casos o laminado temperado é indicado?
Onde aplicar o vidro multilaminado?
Ele é indicado para ambientes que necessitam de proteção reforçada, tais como bancos, vitrines de lojas, guaritas, joalherias, piso e visores de piscina, entre outros.
Dicas para instalação
- O vidro laminado pode ser cortado para se ajustar à instalação, mas, atenção: isso só pode ser feito se a peça não for temperada nem termoendurecida!
- É possível cortar na própria obra as esquadrias de alumínio em que os laminados serão fixados. Mas faça isso somente com perfis avulsos: cortar esquadrias já montadas pelo fabricante em quadros fechados compromete tanto a qualidade como a capacidade de fixação da peça
- Para a instalação de laminados, nunca use silicones ácidos ou componentes que tenham solventes em sua composição. Esses materiais são corrosivos e podem atacar o PVB, danificando o vidro.
Para saber mais
Os materiais da campanha #TamoJuntoVidraceiro apresentam variadas aplicações do vidro e indicam quais tipos do material devem ser aplicados neles por norma. Consulte-os sempre que possível: eles podem ser baixados gratuitamente em http://bit.ly/materiais-tamo-junto-vidraceiro
Participe do nosso próximo encontro!
A norma NBR 14697 – Vidro Laminado, como mencionado no primeiro vídeo por Clélia Basseto, analista de Normalização da Abravidro, está em revisão e você pode participar!
Tema: Revisão NBR 14697 – Vidro Laminado
Data da próxima reunião: 3 de julho
Horário: das 09 :00 às 11:00
Local: Sede da Abravidro — Avenida Francisco Matarazzo, 1.752, 6° andar, sala 615, Água Branca, São Paulo, SP (participação remota disponível para essa reunião)
Informações: confirme sua presença pelo e-mail cb37@abnt.org.br.
Voltar
Itens relacionados ................................................................................................
- Ministério Público do MS revela nomes de empresas investigadas
- Últimos dias para se inscrever para o curso de PPCPE
- Simvidro-MG prepara curso online para agosto
- Inscreva-se com desconto no Congresso Brasileiro de Guarda-Corpo
- Inscrições para 7º Simbrie estão abertas
- Luta da Lajeadense Vidros é contada em reportagem da Exame