Vidroplano
Vidroplano


O Vidroplano de abril: a limpeza de vidros em grandes obras

22/04/2021 - 13h35

A edição de abril de O Vidroplano está disponível para leitura aqui. Belas construções envidraçadas existem aos montes. Mas a eficiência de nosso material depende não só da especificação e instalação corretas — a limpeza das peças faz a diferença para o desempenho dos vidros, principalmente daqueles com tecnologia e revestimentos especiais. Para entender as melhores formas de se fazer essa tarefa, nossa reportagem conversou com empresas especializadas no serviço, incluindo fornecedoras de materiais utilizados nesse momento. Confira quais os produtos indicados, a importância de se levar em conta como será o processo de limpeza antes mesmo de a obra ser erguida e quais as técnicas utilizadas.

Na seção “Para sua vidraçaria”, veja detalhes do trabalho com temperados e laminados. Os produtos, considerados vidros de segurança pela NBR 7199 — Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações, são amplamente conhecidos pelos vidraceiros. Ainda assim, é sempre válido repassar suas principais características, as diferenças entre os dois e os cuidados específicos para cada um deles, desde sua encomenda junto à processadora até a instalação na obra.

Iguais, mas diferentes: quando você olha para os dois lados de um float, eles são a mesma coisa, certo? As aparências enganam. As duas faces têm diferenças importantes — e saber identificar cada uma é fundamental para garantir o processamento correto da chapa.

Com apoio da Abravidro, o fórum Fachada Glazing, organizado pelo portal Canal do Serralheiro no fim de março, debateu o uso do vidro nessas estruturas, oferecendo conteúdo técnico a arquitetos, engenheiros e profissionais do setor de esquadrias. Saiba os detalhes das principais palestras.

Conheça também dois belos projetos envidraçados na seção “Vidro em obra”. Um deles é o recém-inaugurado prédio residencial Borges 3647, no Rio de Janeiro: seus fechamentos com nosso material permitem que as belezas da Cidade Maravilhosa “invadam” os interiores dos apartamentos. A Casa Granada, em Nova Granada (SP), também aposta em fachadas de vidro para aproveitar a luz natural, aumentando o diálogo entre os diferentes espaços da construção.

Leia na íntegra a edição de abril de O Vidroplano!

 

 



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters