Vidroplano
Vidroplano


O Vidroplano inicia série especial sobre maquinários para processamento

22/02/2022 - 14h08

A edição de fevereiro de O Vidroplano está no ar e pode ser lida aqui. Mesmo com as dificuldades geradas pela pandemia, o investimento em equipamentos não pode ser deixado de lado pelas processadoras. Afinal, mais cedo ou mais tarde chegará o momento em que as máquinas não funcionarão mais como antes – talvez por serem antigas ou por não suportarem mais a demanda de produção da empresa. Então, o que fazer? De fevereiro até maio, O Vidroplano trará uma série especial que ajudará as beneficiadoras neste dilema: como ficar atento aos sinais de que seus maquinários precisam ser trocados? Este mês o tema é mesa de corte – e na sequência passaremos pelos demais processos até chegar à têmpera.

Para medir a temperatura do setor: conheça o novo indicador da Abravidro! A associação acaba de lançar o Termômetro Abravidro, indicador mensal que acompanhará o desempenho do mercado nacional em relação às vendas de vidro processados (em m²). Por enquanto, o Termômetro está na fase piloto: a 1ª edição foi feita apenas consultando empresas ligadas à diretoria da entidade – mas, em breve, as demais processadoras do País serão convidadas a participar. Segundo os dados apurados, em janeiro de 2022 houve pequena queda nas vendas em relação a dezembro.

Um assunto bastante abordado nas páginas da revista em 2021 foi a publicação da ABNT PR 1010 — Aplicação e manutenção de vidros na construção civil, primeira prática recomendada (PR) da ABNT voltada para o nosso material e para o setor da construção civil. O documento traz uma grande contribuição para os mais diversos elos da cadeia vidreira nacional – e as vidraçarias podem se beneficiar muito com o uso dele. Na seção “Para sua vidraçaria”, conheça mais sobre seu conteúdo e saiba como adquiri-la gratuitamente.

Você sabia que vidros e espelhos podem ser excelentes elementos para as áreas comuns de condomínios residenciais? Existem várias possibilidades para o uso desses produtos, incluindo a aplicação em muros, divisórias, coberturas, guaritas e até na decoração. Conversamos com arquitetos a respeito desse assunto.

Na seção “Falando em normas”, conheça mais sobre a futura ABNT NBR ISO 9050, norma que adapta a ISO 9050:2003 como texto técnico brasileiro relativo à transmitância solar do vidro. Assim que for disponibilizado na página da ABNT, será possível avaliar o conteúdo do documento por 30 dias.

Nos dias 10 e 11 deste mês, em Genebra, Suíça, a ONU organizou a cerimônia que deu o pontapé oficial para a celebração do Ano Internacional do Vidro. Convidados de diferentes partes do mundo participaram de palestras e mesas de debate.

Leia a edição de fevereiro de O Vidroplano na íntegra!

 

 



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters