Vidroplano
Vidroplano


O Vidroplano de janeiro: quais as expectativas do setor vidreiro para 2024?

24/01/2024 - 18h39

A edição de janeiro de O Vidroplano está disponível para leitura aqui! Como já virou tradição na revista, este mês é tempo de analisar o ano que passou e medir as expectativas para o que começa. Para definir 2023, talvez o termo correto seja “morno”. A esperança de vários setores consumidores de vidro é de que 2024 possa colher algum aquecimento, resultado do corte de juros e investimentos em programas de habitação anunciados pelo governo federal – o que significa maior demanda para nossos produtos. Na reportagem de capa, confira indicadores econômicos relevantes para a cadeia vidreira e a opinião de empresas do segmento sobre o que esperar para os próximos doze meses.

Processador, a pesquisa para o Panorama Abravidro 2024 está no ar! Calibrar as expectativas para o ano passa também por entender o desempenho do segmento vidreiro em 2023. Por isso mesmo, a Abravidro colocou no ar a pesquisa para a próxima edição do Panorama. O principal estudo econômico e produtivo de nosso mercado no Brasil traz dados atualizados sobre faturamento da cadeia de processamento, volume produzido, itens processados mais fabricados e produtividade média das empresas, entre outros tópicos relevantes. A pesquisa pode ser acessada aqui.

Uma das grandes bandeiras da Abravidro é a certificação do vidro temperado. E, agora, uma novidade pode ajudar ainda mais as processadoras de todo o Brasil a obter a chancela do Inmetro para esse produto: a consultoria oferecida pela Abravidro sobre o tema passa a contar com uma versão online, garantindo maior agilidade ao processo. Saiba tudo sobre o assunto na matéria.

Prepare a agenda: 2024 está cheio de eventos vidreiros por todo o mundo. Para lhe ajudar a se organizar, O Vidroplano lista os principais encontros e feiras do segmento a serem realizados nos próximos onze meses.

Na seção “Para sua vidraçaria”, saiba como evitar erros nos pedidos para processadoras. Afinal, se um pedido for feito de forma confusa ou mal-elaborado, pode levar a falhas, atrasos e perdas tanto para o comprador como para o vendedor.

Confira ainda o trabalho do Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37) na normalização em 2023, incluindo projetos como o início da elaboração de novos documentos técnicos, bem como a revisão e atualização de normas importantes para o setor – e também para outros segmentos.

Leia também a matéria sobre o novo modelo de negócios que surge na cadeia de processamento com a criação da Visatta, joint-venture entre a paranaense Cristal Sete e a mineira Pestana Vidros, responsável por atender a Região Metropolitana de São Paulo.

Leia a edição de janeiro de O Vidroplano na íntegra!



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters