Vidroplano
Vidroplano


O Vidroplano de julho mostra a exposição Mar de Espelhos

27/07/2023 - 17h16

A edição de julho de O Vidroplano está disponível para leitura aqui! Este mês, a revista mostra, em primeira mão, todos os detalhes do mais novo ponto turístico do Rio de Janeiro, a exposição Mar de Espelhos, inaugurada recentemente como parte permanente do AquaRio, principal aquário da capital fluminense. Fruto da parceria entre o Instituto do Vidro (projeto do Sincavidro-RJ para difundir as possibilidades de nosso material), Cebrace e Grupo Cataratas, a instalação é um espaço interativo que usa reflexos de espelhos, imagens e sons para envolver os visitantes num universo de sensações inspiradas na natureza.

Você sabe qual a função dos interlayers estruturais? Com a revisão da norma de laminados (ABNT NBR 14697) no início do ano, esse tipo de vidro ganhou ainda mais relevância nos debates do setor. Como mostram as últimas edições do Panorama Abravidro, sua produção vem crescendo nos últimos tempos, apontando que a solução está se tornando popular no País. Daí vem a importância de comentar sobre uma variação do material: os laminados feitos com interlayers estruturais. Ao contrário das camadas intermediárias comuns, esses insumos oferecem rigidez e segurança extra às aplicações, sendo utilizados em situações que necessitem de maior resistência mecânica e no pós-quebra. Descubra como atuam, para quais instalações são indicados e quais são suas limitações de uso.

Na seção “Para sua vidraçaria”, confira as oportunidades de negócios para vidraceiros com os vidros de controle solar, material que traz uma série de atrativos para as obras em que são aplicados. Conheça mais sobre as vantagens que oferecem, confira dicas de como apresentá-los aos seus clientes na hora da venda e saiba quais cuidados devem ser tomados no seu armazenamento, manuseio, transporte e instalação.

O consultor, engenheiro, professor e pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina, Fernando Westphal, acaba de lançar o livro Vidro plano para edificações, publicada pela editora Oficina de Textos e com patrocínio da Abividro. Em entrevista exclusiva para O Vidroplano, Weestphal apresenta o conteúdo da obra e explica a importância de se divulgar informações técnicas sobre nosso material.

Veja ainda os destaques com vidros e espelhos nos ambientes da Casa Cor São Paulo 2023 (mostra que estará aberta até 6 de agosto, no Conjunto Nacional, na capital paulista) e também como anda o processo de revisão da norma de guarda-corpos, a ABNT NBR 14718.

Leia a edição de julho de O Vidroplano na íntegra!



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters