Vidroplano
Vidroplano


O Vidroplano de junho: como o vidro revolucionou o conhecimento humano

27/06/2022 - 13h03

A edição de junho da revista O Vidroplano está no ar e pode ser lida aqui. A presença do vidro em nossa rotina é tão grande que mal nos damos conta de como ele está diretamente ligado à nossa vida – mas houve um momento na história humana em que o material era quase um desconhecido. E foi exatamente o aumento de sua presença no dia a dia que fez a humanidade chegar ao nível de tecnologia e conhecimento visto atualmente. Quem afirma isso são dois especialistas britânicos no assunto. Segundo eles, a evolução nas ciências, artes e em vários campos do saber, atingida nos séculos 13 a 19, só foi possível graças ao material. E já que o aniversário de duas décadas dessa teoria caiu em pleno Ano Internacional do Vidro, O Vidroplano explica com detalhes esse estudo.

Você conhece as oportunidades de negócio que a Glass South America oferece para os vidraceiros? Visitar a mostra, que começa nesta quarta-feira, pode trazer várias vantagens diretas e indiretas para esses profissionais. Por isso, é essencial se planejar para aproveitar todas as oportunidades de negócio disponíveis por lá: O Vidroplano preparou um guia com dicas e orientações que ajudarão a visita dos vidraceiros ao centro de exposições São Paulo Expo, na capital paulista, a ser bastante produtiva.

A Abravidro revela o primeiro palestrante confirmado para o 15º Simpovidro! Seja por meio de colunas de jornais, programas de rádio e TV ou livros best-sellers, a população brasileira passou a se familiarizar com conceitos da filosofia nos últimos anos. Isso é possível graças a uma geração de filósofos nacionais capazes de explicar, com simplicidade, questões complexas como moralidade, ética e política. Mario Sergio Cortella é uma das principais figuras a popularizar esses assuntos em nosso país – e ele estará na grade de palestrantes do principal encontro vidreiro da América do Sul. O tema de sua apresentação — Cenários turbulentos, mudanças velozes — tem como objetivo refletir sobre o mundo veloz da informação no qual vivemos atualmente.

Quais os principais tipos de lapidação? Essa etapa do beneficiamento é bastante importante para o vidro, pois confere a ele diferentes aparências às bordas e cantos. Conheça na reportagem as formas mais usadas para lapidar nosso material.

Na seção “Vidro em obra”, apresentamos a Residência Gênesis, uma mansão localizada em Barueri (SP) que recebeu cerca de 500 m² de vidros de controle solar, responsáveis por regular o clima interno e proteger os móveis da ação dos raios ultravioleta.

Leia a edição de junho de O Vidroplano na íntegra!

 



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters