Vidroplano
Vidroplano


O Vidroplano de maio traz números do Panorama Abravidro 2022

26/05/2022 - 18h04

Este mês, a versão impressa da revista O Vidroplano traz encartada a edição 2022 do Panorama Abravidro, principal estudo econômico e produtivo do setor vidreiro nacional produzido anualmente pela entidade. Os números revelam que, no ano passado, o mercado de processamento de vidros não automotivos registrou aumento no faturamento, apesar de pequena queda na produção. Você também pode ler o documento em sua versão online, aqui.

Para tentar entender ainda mais o que os números do estudo indicam, reunimos Sérgio Goldbaum, economista da GPM Consultoria Econômica (empresa responsável por apurar e consolidar os números do Panorama), Alexandre Pestana (segundo-vice-presidente da Abravidro) e Iara Bentes (superintendente da entidade e editora de O Vidroplano) para uma conversa sobre o resultado dessa edição. O bate-papo está disponível em vídeo e também na versão podcast.

Especial maquinários: qual é a hora de trocar seu forno de têmpera? Após passar pelas principais etapas do beneficiamento nos meses anteriores, a série sobre maquinários de processamento, iniciada em fevereiro, chega à parte final. É hora de falarmos sobre o forno de têmpera, o equipamento mais robusto e tecnológico de todo o processo. Uma máquina desse tipo pode durar décadas se bem cuidada – mas, para isso, é preciso seguir as boas práticas de manutenção e operação. Nossa reportagem conversou com fabricantes para entender em qual momento é necessário trocar peças ou mesmo comprar um forno novo.

A Glass South America está chegando: prepare-se para a feira! Preparamos um guia completo sobre a mostra que será realizada de 29 de junho a 2 de julho, no pavilhão de exposições São Paulo Expo, na capital paulista. Saiba como se cadastrar e chegar ao espaço e muito mais.

Você conhece as ações da Abravidro para os vidraceiros? O Dia do Vidraceiro foi comemorado este mês, no dia 18. Por isso, como forma de reconhecer o valor desses profissionais para o desenvolvimento do setor, listamos as iniciativas da Abravidro voltadas especificamente para o dia a dia deles.

Confira ainda a entrevista com Fabio Oliveira, ex-diretor-presidente e diretor-geral de Finanças e de Suporte ao Negócio para América do Sul da AGC. Oliveira se aposentou em abril, após 11 anos na empresa. Na conversa, ele fala sobre sua experiência no mercado e as perspectivas futuras para o vidro.

Leia a edição de maio de O Vidroplano na íntegra!

Crédito da foto de abertura: Amorim Leite



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters