Vidroplano
Vidroplano


Os benefícios das esquadrias minimalistas em O Vidroplano de agosto

20/08/2020 - 14h28

A arquitetura tem buscado nos últimos anos maior integração entre o ambiente interno e o espaço externo das obras. Para alcançar isso, boa parte das construções modernas tem algo em comum: o uso de esquadrias minimalistas, cuja função é aumentar a área de transparência, fazendo com que os benefícios oferecidos pelo vidro sejam maximizados. Em O Vidroplano de agosto, confira os detalhes sobre o desenvolvimento desses produtos, o que deve ser levado em conta para sua especificação e os cuidados no manuseio e instalação.

Quais as causas para o surgimento de trincas em laminados comuns já instalados? Alguma vez sua vidraçaria já recebeu a ligação de um cliente queixando-se de que uma peça laminada estava trincada? Embora esse problema pareça ter aparecido “do nada”, há uma série de fatores que podem levar a ele, seja por erros na instalação, seja por falhas cometidas muito antes de os vidros chegarem à obra.

Em seu editorial, o presidente da Abravidro, José Domingos Seixas, comenta sobre o momento da construção civil, mais positivo do que outros setores da economia. “Isso se reflete na demanda por nossos produtos, nas contratações do setor e até mesmo no horizonte de nossas cidades, que veem obras subindo dia a dia”, diz ele.

Em busca da retomada: como a indústria nacional tenta se recuperar após os impactos da pandemia. Este mês, o Brasil ultrapassou a marca dos 3 milhões de infectados e dos 100 mil mortos pela Covid-19. Isso mostra que, pelo menos por aqui, a pandemia do coronavírus está longe de terminar, ao contrário do que poderíamos esperar. Da mesma forma, uma rápida recuperação da economia também não aconteceu. Para ajudar a entender a situação atual, leia a matéria especial que mostra como é o momento vivido pela indústria nacional, assim como por variados setores que consomem o nosso material, como o automotivo, o da construção civil e o de eletrônicos.

Entrevista: diretora da Glasstec fala sobre adiamento. A maior feira vidreira do mundo seria realizada este ano, mas foi adiada para junho de 2021. A dirigente do evento, Birgit Horn, explica como será a próxima edição da mostra.

Nova seção de O Vidroplano foca em retrofits: o objetivo é apresentar obras que passaram por um trabalho de modernização e revitalização de suas estruturas, tanto nas fachadas como nos interiores. Na estreia da seção, veja dicas para esse serviço.

Estruturas envidraçadas aguentam a carga de ventos fortes, como o ocorrido em junho no Sul do País? Especialistas comentam como edificações devem ser projetadas para suportar esse tipo de fenômeno. Saiba também mais informações sobre a norma de termoendurecidos, que entra em consulta nacional. Para participar e opinar sobre seu conteúdo, assim que ela for colocada no ar, basta cadastrar-se no site da ABNT, fazer login na página e enviar suas considerações.

Leia na íntegra a edição de agosto de O Vidroplano!



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters