Vidroplano
Vidroplano


Os detalhes da “norma dos vidraceiros” estão em O Vidroplano

20/02/2020 - 14h48

Leia a edição de O Vidroplano de fevereiro aqui. No dia 11 deste mês, a ABNT publicou a tão esperada norma NBR 16823 — Qualificação e certificação do vidraceiro – Perfil profissional. O texto, que esteve em consulta nacional desde o final de 2019, define os parâmetros e requisitos para a qualificação dos vidraceiros, para que esses profissionais exerçam seus trabalhos com qualidade e segurança. Conheça o conteúdo da norma e veja como ela pode ajudar no desenvolvimento do setor vidreiro nacional.

2020 é o ano do vidro? Na edição de janeiro da revista, trouxemos uma reportagem com diversos indicadores econômicos. Este mês, voltamos ao assunto para perguntar ao setor vidreiro: finalmente voltaremos aos anos de crescimento? Conversamos com fornecedores dos processadores (usinas, fabricantes de maquinários, insumos, acessórios e ferramentas) para saber a opinião de cada um deles a respeito das expectativas para 2020.

Na entrevista de fevereiro, Marcelo Azevedo, economista e especialista em políticas e indústria da Confederação Nacional da Indústria (CNI), traça um panorama sobre a situação do Brasil ao longo deste ano.

Setor vidreiro da Europa aposta na sustentabilidade! O Pacto Ecológico Europeu é um pacote de medidas com o objetivo de tornar esse continente com impacto neutro no clima até 2050. E o setor vidreiro também está incluído nisso. Segundo a Glass for Europe, associação europeia de fabricantes de float, o segmento está pronto para apoiar a causa.

Na seção “Para sua vidraçaria”, aprenda como evitar dores de cabeça no atendimento pós-venda. Os negócios de uma vidraçaria não acabam quando um produto é vendido: o comprador ainda pode procurar o fornecedor para esclarecer dúvidas ou queixar-se de algum problema. É aí que entra a área de pós-venda. Sua vidraçaria está preparada para esse tipo de atendimento? Ele é essencial para fidelizar o cliente e até para que seu negócio seja indicado para outros consumidores.

Últimas vagas disponíveis para a próxima turma do PPCPE! O primeiro treinamento de 2020 do módulo da Especialização Técnica Abravidro será realizado nos dias 12 e 13 de março, na sede da associação vidreira, em São Paulo.

Anote na sua agenda os principais eventos do setor vidreiro no mundo! Este será um ano agitado para nosso mercado: serão realizadas feiras de alcance mundial (incluindo a principal da América Latina, aqui no Brasil), conferências, mostras e exposições.

No artigo Como organizar as finanças de uma empresa, Robinson Idalgo, diretor-comercial da SoftUp, empresa de softwares de gestão, comenta como a administração das finanças é essencial para a sobrevivência e longevidade dos negócios.

Leia aqui O Vidroplano de fevereiro na íntegra!



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters