Vidroplano
Vidroplano


Panorama Abravidro 2019: agora você pode baixar o estudo

29/05/2019 - 16h43

A Abravidro lançou na semana passada o Panorama Abravidro 2019. Ele pode ser lido aqui e também está sendo distribuído como encarte, em versão impressa, na edição de maio da revista O Vidroplano. Além disso, a partir deste ano, é possível que qualquer pessoa faça o download do material e o imprima (clique aqui para ter acesso). Assim, há maior facilidade para acessar esse importante material, fundamental para as estratégias das empresas da cadeia vidreira ou que se relacionam com o vidro.

O estudo é anual e, neste ano, chega à sua 8ª edição. Ele é o único no Brasil a trazer um retrato econômico e produtivo do setor vidreiro, incluindo informações sobre indústrias de transformação confrontadas com dados oficiais do governo e também com os cedidos pela indústria de base.

Nesta edição, 47 empresas atenderam o chamado da Abravidro e enviaram seus números para serem analisados pela GPM Consultoria Econômica. Isso representa 22% do mercado brasileiro de vidro processado não automotivo.

Os números revelados, referentes ao ano de 2018, registram aumentos em dois importantes quesitos: o volume produzido cresceu 1,9% e o faturamento, 8%. Isso confirma as expectativas do empresariado constatadas por nossa pesquisa no início do ano. No entanto, esses números se igualam aos níveis de 2012 e 2009, respectivamente. Ou seja, o setor voltou no tempo, perdendo o excelente crescimento atingido de 2011 a 2014.

Em relação à balança comercial, tivemos o pior resultado em quatro anos. O vidro temperado consolida ano a ano sua participação como o principal produto entre os processados não automotivos, sendo responsável por mais da metade da produção nacional (53,9%). Na sequência, vem o espelho, com 28%, e o laminado, com 10,9%.

Abaixo, veja os principais indicadores do estudo:

Indicadores_PanoramaAbravidro20191



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters