Vidroplano
Vidroplano


Estudo da Fiesp revela necessidade de maior investimento na indústria

11/10/2023 - 11h01

Um estudo realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) aponta que o ambiente econômico brasileiro tem impactado negativamente os investimentos na indústria de transformação. A compra de máquinas, equipamentos, terrenos e edificações atingiu o menor valor dos últimos vinte anos em 2021.

Segundo a análise – feita com base em informações da Pesquisa Industrial Anual (PIA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – os investimentos atuais estão em cerca de 2,6% do Produto Interno Bruto (PIB), quando o nível necessário para cobrir os gastos com depreciação deveria ser de, no mínimo, 2,7%.

De acordo com os cálculos, para retomar o patamar dos anos 1970, quando a produtividade nacional era equivalente a 55% da americana (valor de referência para a economia brasileira), o País precisaria aplicar no setor em torno de 4,6% do PIB anualmente durante um período entre sete e dez anos.

Uma conclusão importante obtida pelo levantamento é que, à exceção do setor de coque e derivados de petróleo, existe uma lenta renovação do estoque de capital na indústria de transformação.

Por fim, o estudo apresenta como medidas para a reversão desse cenário: avanços com as reformas que beneficiem o ambiente de negócios, sobretudo a reforma tributária, melhorarias nas condições de financiamento e obtenção de crédito, além de uma maior capacitação da força de trabalho.

Para acessar o conteúdo na íntegra, clique aqui.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters