Vidroplano
Vidroplano


Pesquisadores brasileiros desenvolvem vidro a partir de casca de arroz

27/10/2021 - 13h16

Segundo notícia publicada no jornal Zero Hora, pesquisadores do campus de Alegrete (RS) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) desenvolveram uma tecnologia que permite produzir vidro a partir da casca de arroz. O processo, ainda experimental, envolve a substituição da areia pela cinza resultante da queima dessas cascas, as quais muitas vezes não têm um destino final apropriado e tornam-se lixo agrícola.

De acordo com a professora Chiara Valsecchi, coordenadora do projeto, embora a quantidade produzida em escala laboratorial ainda não permita a fabricação de vidros planos grandes o suficiente para que possam ser submetidos aos ensaios previstos nas normas técnicas vigentes, há grande possibilidade de que isso seja eventualmente possível: estudos químicos e de choque térmico do material estudado demonstram propriedades similares aos vidros feitos com sílica.

Inovador, o projeto foi selecionado para participar de um programa entre o Brasil e a Suíça voltado para cientistas empreendedores.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters