Vidroplano
Vidroplano


PIB do 2º tri: confira o desempenho da indústria e construção

01/09/2020 - 15h54

De acordo com informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira, 1º de setembro, o Produto Interno Bruto (PIB) nacional apresentou queda de 9,7% no segundo trimestre deste ano em relação ao trimestre anterior. Em comparação ao mesmo período de 2019, o PIB caiu 11,4%. O maior motivador para o tombo histórico, claro, são as consequências da pandemia da Covid-19.

Indústria puxa PIB para baixo
Com queda recorde de 12,3%, a indústria foi um dos setores mais impactados, fato explicado pelo fechamento das fábricas por conta da quarentena. Estão entre os piores resultados em relação à produção, a indústria automotiva (-51,4%) e a de bens de consumo duráveis (-36,8%).

Apesar dos números negativos da produção industrial, o setor se destacou na criação de vagas com carteira assinada no primeiro mês do segundo semestre, julho.  Foram criadas 53.590 vagas.

O setor da construção civil também foi impactado negativamente, com queda de -5,7% em relação ao trimestre anterior. Segundo especialistas, o número é explicado pela falta de investimentos em infraestrutura. Por outro lado, o setor começa a recuperar a sua confiança, conforme pesquisa da Fundação Getúlio Vargas.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters