Vidroplano
Vidroplano


Polícia Federal apreende vidros automotivos importados em Mogi das Cruzes (SP)

20/08/2015 - 13h00

A Polícia Federal (PF) realizou ontem, quarta-feira, dia 19, em Mogi das Cruzes Região Metropolitana de São Paulo, uma apreensão de vidros automotivos importados ilegalmente. A carga, formada por 300 mil unidades de para-brisas laminados, é oriunda da China. A ação faz parte da “Operação 300”, focada em barrar a importação fraudulenta e comercialização desse tipo de produto nos Estados da Federação. O nome das empresas envolvidas não foi divulgado, embora nossa reportagem trabalhe a fim de obter mais informações.

Segundo relata a PF, os produtos (que tinham os preços das notas fiscais subfaturados) entravam no território nacional pelo porto de Santos, indo para o entreposto da Receita Federal, em Guarulhos, para o procedimento padrão de desembaraço alfandegário. Na sequência, eram enviados para um galpão em Mogi das Cruzes — que não pertencia à empresa importadora. Desse local, seguiam para seis galpões clandestinos, visando à posterior distribuição por todo o Brasil.

Além do crime de descaminho — contra a ordem tributária — e do subfaturamento dos preços dos itens nas notas fiscais, a polícia suspeita que os para-brisas não atendam os requisitos de segurança exigidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o que pode colocar a integridade dos ocupantes dos veículos em risco. Exames periciais serão feitos em amostras para aferição da qualidade.

Ao todo, foram cumpridos catorze mandados de busca e apreensão em cinco galpões e sete mandados de condução coercitiva, quando pessoas são conduzidas às autoridades para depoimento. Os envolvidos serão inicialmente indiciados por descaminho e associação criminosa.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters