Usuário não deve aplicar sozinho a película de segurança em boxes
10/01/2025 - 16h03
Quem acompanha a Abravidro sabe que boxes de banheiro só podem ser montados com vidros de segurança – temperado e/ou laminado. No caso do temperado, há a opção de aplicação de película de segurança: a função dela é evitar que os fragmentos do painel se desprendam da estrutura do boxe, caso a peça venha a se quebrar.
É importante destacar que o uso dessa película não é obrigatório: a norma ABNT NBR 14207 — Boxes de banheiro fabricados com vidro de segurança estabelece que o vidro temperado, mesmo sem a película, é um produto seguro o bastante para uso em boxes. Isso se deve ao fato de ele ter resistência mecânica, em média, cinco vezes maior que a do vidro comum; além disso, quando o temperado se quebra, os fragmentos são pequenos, não pontiagudos e sem lascas cortantes, o que reduz o risco de ferimentos graves.
Película de segurança
A película traz uma proteção adicional a um produto já seguro. Mas não é qualquer película que pode ser usada em boxes. Ela deve ser denominada como “película de segurança” pelos fabricantes e atender ao desempenho mínimo exigido pela norma técnica: “em caso de quebra do vidro temperado, permitir o movimento de abertura e fechamento da porta sem que ela se solte da estrutura de sustentação e manter os fragmentos colados por pelo menos duas horas”. Diferentemente das películas decorativas e das de controle solar usadas em automóveis, por exemplo, a película de segurança possui maior espessura e resistência para atender ao desempenho exigido pela norma.
Também é fundamental que sua ancoragem – isto é, a fixação do vidro com a película aplicada sob a estrutura de sustentação do boxe – seja feita corretamente: caso contrário, o risco pode ser ainda maior para o usuário, pois o painel inteiro pode cair sobre ele em caso de quebra.
Tendo isso em vista, recomenda-se que a aplicação da película de segurança sobre o temperado seja feita por profissionais experientes e capacitados. De acordo com a ABNT NBR 14207, ela deve ser colocada do lado externo do boxe e sob as peças responsáveis pela sustentação do vidro, como as roldanas (em portas de correr) e dobradiças (em portas pivotantes), ou nos perfis (no caso de vidros fixos).
E nos boxes já instalados?
A película deve ser aplicada antes da instalação do vidro no boxe, para garantir a fixação perfeita. Caso o usuário final queira colocá-la nos vidros de um boxe já instalado, será necessário, primeiro, desmontar a estrutura, limpar os vidros para remoção de impurezas e sedimentos, aplicar o filme e aguardar seu tempo de cura (o tempo indicado pela fabricante do produto para que a fixação esteja completa) antes de manusear os painéis e reinstalá-los.
Não é só o vidro
O boxe é um conjunto formado pelo vidro e seus demais componentes, como ferragens, roldanas, batedores de borracha etc., que também sofrem desgaste natural pelo uso e que podem, inclusive, danificar o vidro, que fica mais suscetível a impactos quando movimentado. Por isso, a ABNT NBR 14207 determina que esses sistemas devem passar por revisão a cada doze meses – é como a revisão dos carros, que precisa ser feita periodicamente, conforme a indicação da montadora, para evitar problemas sérios.
Voltar
Itens relacionados ................................................................................................
- GPD 2025 terá palestrante brasileiro
- CES 2025 traz inovações envolvendo o vidro
- Construção: CBIC estima alta de 4,1% em 2024 e crescimento menor em 2025
- CDE-Blindex instala Casa de Vidro em exposição da Globo em Manaus
- Normas técnicas: **Ferragens para vidros – Molas
- Normas técnicas: **Ferragens para vidros – Molas