Vidroplano
Vidroplano


Prepare sua empresa para o fim do ano com o PPCPE!

26/07/2018 - 11h16

Os últimos meses do ano costumam ser aqueles em que a demanda por vidros processados aumenta. Com eles vêm grandes oportunidades de lucro — e também grandes desafios para aumentar a produtividade da empresa para que ela seja capaz de atender as demandas.

O aumento da eficiência nas beneficiadoras de vidros planos é um dos principais temas abordados no módulo de Planejamento, Programação, Controle da Produção e Estoques (PPCPE) da Especialização Técnica Abravidro. Alguns dos pontos que ele ensina para ajudar as empresas a alcançar esse objetivo incluem:

Identificação de gargalos
gargalo
Considera-se um gargalo de produção um obstáculo que possa interferir nos processos industriais de uma empresa. Podendo surgir em qualquer etapa, ele reduz o desempenho da equipe, impactando negativamente seus resultados. O módulo de PPCPE ensina aos participantes como avaliar e acompanhar cada um dos seus processos, monitorar seus resultados e, com essas informações em mãos, descobrir quais falhas estão acontecendo e em que etapas produtivas estão localizadas.

Conhecendo suas capacidades e limitações
Working in team
As aulas ajudam o profissional a identificar qual é a capacidade efetiva de fabricação e entrega do sistema produtivo da empresa. Dessa forma, ele consegue ajustar as demandas do mercado à capacidade da entrega da empresa, tornando o planejamento de suas atividades muito mais fácil.

Produção com organização
processadora
Uma gestão desorganizada frequentemente leva a outros problemas, como a necessidade de retrabalhos de peças e a alternância entre períodos de ociosidade e de correria total, por falta de acompanhamento dos prazos e pedidos. O módulo de PPCPE ensina os alunos a definir suas planilhas e cronogramas, para que seja possível verificar os prazos de cada trabalho e informá-los aos setores responsáveis com antecedência.

“Feng shui” no chão de fábrica
Glass window factory
A disposição das salas e dos maquinários tem um grande papel — positivo ou negativo — na produtividade das processadoras: quando os locais entre uma etapa e outra no beneficiamento do vidro estão próximos entre si, é possível fazer menos “viagens” com as chapas. O curso traz noções para o layout ideal da empresa, ajudando a evitar movimentações desnecessárias, desgaste físico dos trabalhadores e risco de quebras e outros acidentes.

Há muito mais conteúdo no módulo de PPCPE para ajudar a aumentar a produtividade e reduzir as perdas nas empresas vidreiras. Tem interesse em adquirir esses conhecimentos? A próxima turma desse treinamento será realizada na sede da Abravidro, em São Paulo, nos dias 23 e 24 de agosto; saiba como participar clicando aqui!



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters