Vidroplano
Vidroplano


Primeiro dia do GPD Same aborda o uso do vidro em edificações

22/05/2014 - 00h00

Teve início na manhã desta quinta-feira, 22 de maio, dentro da Glass South America, o Glass Performance Days South America (GPD Same), versão continental da maior conferência vidreira do planeta, o GPD. Realizado pela terceira vez consecutiva em solo nacional, o congresso se estendeu até o início da tarde e teve como tema central do painel de hoje Vidros em edificações.


Antes de se iniciarem as palestras técnicas, falaram na cerimônia de abertura Ligia Amorim, diretora-geral da NürnbergMesse Brasil; Jorma Vitkala, presidente do Comitê Organizador do GPD; e Alexandre Pestana, presidente da Abravidro.


Ligia ressaltou a importância de eventos como o GPD Same em feiras de negócios. Vitkala, por sua vez, afirmou que o grande objetivo da conferência é promover a troca de informações entre a indústria. Alexandre Pestana aproveitou a presença de vidreiros brasileiros e estrangeiros para destacar alguns números do Panorama vidreiro 2014, editado pela Abravidro, e definiu: “O grande desafio de nosso setor no Brasil é orientar o consumo de vidros processados, explicando os benefícios do uso de materiais de maior valor agregado”. 


A primeira palestra foi justamente uma das mais esperadas do evento. James O’Callaghan, engenheiro do escritório Eckersley O’Callaghan (responsável pelas obras com vidro estrutural das Apple Store espalhadas pelo mundo). Ele mostrou a evolução do uso do vidro como material estrutural nos últimos anos e comentou suas pesquisas sobre o tema. Falou ainda sobre uma aplicação que deixou os participantes bem curiosos: a laminação de ferragens dentro do vidro. Por fim, alertou que “o futuro da aplicação do vidro pode estar no uso de materiais ultrafinos, porém resistentes”.


A última palestra do primeiro dia do GPD Same também foi feita por um integrante do Eckersley O’Callaghan, o engenheiro Marcin March, que discorreu sobre o case da Apple Store em Stanford, na Califórnia, Estados Unidos. Entre a apresentação dos dois, falaram representantes de empresas ligadas à aplicação do vidro em edificações: Murilo Ribeiro, da Dow Corning do Brasil (O impacto dos selantes em atendimento à norma de desempenho NBR 15.575); John Hanson, Bridgestone Industrial (Películas com alta densidade de cross-linking para vidro laminado); Juha Liettyä, da Glaston (Excelência no envidraçamento de fachadas – Requisitos para o processador e para o contratante de vidros de segurança); Ambrogio Mastrodomenico, da Forel (Vidro insulado e as regras da física); Iara dos Santos, da EnergySolutions (Aplicação do conceito de BIPV [Energia fotovoltaica integrada a edificações] em fachadas de vidro – Estudo de caso no Brasil).


Amanhã tem mais! Entre às 9 e 14 horas, os participantes desfrutarão de duas sessões: Revestimento para vidro e Tecnologia para processamento de vidro. A cobertura completa do GPD Same você confere na edição de junho de O Vidroplano.

Matérias relacionadas:
- Estande interativo da Abravidro recebe vidreiros de todo o Brasil

- Painéis sobre revestimento e processamento do vidro encerram o GPD Same

- Glass South America, sexta-feira: reunião da Acavime e último dia do GPD

- Glass South America: eventos simultâneos marcam o segundo dia

- Solar Glass Expo mostra como o vidro contribui para a eficiência energética

-
Veja como foi o primeiro dia da Glass South America



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters