Vidroplano
Vidroplano


Processador, responda à pesquisa do Panorama Abravidro

26/01/2022 - 15h07

A Abravidro iniciou o período de pesquisa para a elaboração da edição 2022 do Panorama Abravidro, publicação que deve trazer o desempenho do mercado de vidros planos em 2021 e perspectivas dos empresários para 2022 — confira aqui a edição passada do estudo.

O material é o único estudo econômico sobre a produção vidreira nacional. Publicado anualmente pela associação, ele é elaborado com base nas informações fornecidas pelas processadoras. Por isso, é fundamental que todas as empresas desse segmento respondam ao questionário para a produção do documento até o dia 18 de março.

Para participar, preencha o questionário online na Survey Monkey, plataforma especializada em pesquisas para coleta de dados. O processo é rápido e totalmente seguro. As perguntas podem ser acessadas pelo link https://pt.surveymonkey.com/r/panoramaabravidro2022.

Por que responder?
Medir os dados do setor vidreiro de 2021 é essencial para que as empresas possam visualizar com clareza os resultados do mercado e as perspectivas para os próximos 12 meses.

Por isso, a participação de cada processadora na pesquisa faz toda a diferença no resultado final do levantamento. Quanto mais empresas participarem, mais precisos serão as informações presentes na publicação. Com a amostragem maior de empresas, é possível ter uma visão mais clara da situação do mercado do vidro no Brasil, identificando, por exemplo, entre outros pontos, se ele está em crescimento ou queda, quais as principais dificuldades enfrentadas pelos empresários e que ações precisam ser tomadas para superá-las.

Confidencialidade
O acesso às informações enviadas pelas empresas é restrito aos pesquisadores da GPM Consultoria, empresa que atua na elaboração do estudo desde sua 1ª edição. Nem mesmo a equipe da Abravidro tem contato com esses dados. Os economistas responsáveis pela análise das informações assinaram um termo de confidencialidade, registrado em cartório, assumindo que apenas os números consolidados e agregados são tornados públicos, sem distinguir uma empresa da outra. Esses profissionais estão à disposição de todo o setor, para esclarecer dúvidas dos participantes, pelo e-mail panoramaabravidro@gmail.com.

Planejamento e demandas
Os processadores e demais empresas ligados ao nosso segmento podem encontrar no Panorama Abravidro todos os números essenciais do mercado. Alguns dos indicadores disponíveis no estudo são:

  • Produção de vidros processados (em m²);
  • Faturamento do setor;
  • Evolução do preço médio dos vidros temperado e laminado;
  • Mão de obra empregada na indústria de transformação;
  • Produtividade dos trabalhadores;
  • Capacidade nominal produtiva das plantas de float instaladas no País;
  • Balança comercial de vidros;
  • Termômetro para 2022: expectativa de faturamento, intenção de investimento, capacidade instalada ociosa etc.

Todos esses dados servem como ferramenta para que cada empresário possa comparar o desempenho da sua processadora com o resultado geral do mercado brasileiro, bem como estabelecer suas estratégias e ações para o ano.

O levantamento também permite que a Abravidro identifique os principais problemas do mercado nacional e quais as medidas necessárias para resolvê-los. Assim, é possível solicitar junto ao governo federal ações que atendam nossas empresas de forma específica.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters