Vidroplano
Vidroplano


Início das obras de novo forno da Vivix é adiado

24/01/2023 - 18h51

Conforme publicado em primeira mão pelo portal Abravidro em junho de 2022, a Vivix anunciou a construção do forno com maior capacidade de produção do País (1.000 toneladas por dia) ao lado de sua planta atual, no município de Goiana (PE). Porém, por motivos de força maior, a empresa acaba de comunicar uma pequena pausa no seu plano de expansão.

Inicialmente, as expectativas eram de que a nova planta estivesse a todo o vapor já no segundo semestre de 2025. Contudo, a Vivix informa que houve uma nova exigência a respeito de uma das licenças para o início das obras, que precisará ser cumprida entre os próximos 45 e 60 dias.

E como se não bastasse, o período de chuvas previsto para a região, esperado para acontecer logo após o prazo estimado para liberação da licença, impôs à diretoria a decisão de prorrogar as obras de terraplanagem para além do período chuvoso, ou seja, para o início do segundo semestre de 2023.

Impactos do projeto

Com investimento de R$ 1,3 bilhão, o forno será o maior em operação no Brasil no quesito capacidade produtiva. Com o projeto, a empresa passará a fabricar 1.900 t/dia e se transformará na segunda maior fabricante de float do mercado nacional.

Em relação à nova planta, será utilizado o método “mine to line”, o mesmo da fábrica atual: a matéria-prima virá de minas próprias, da usina de beneficiamento no município de Pedras de Fogo, na Paraíba. São estimados cerca de 4 mil empregos criados durante as obras. Juntas, as duas plantas devem gerar cerca de 600 empregos diretos e 2.400 indiretos.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters